Como abrir uma empresa?

Formalizar uma empresa não é tão difícil quanto parece e, através da internet, pode ser feita grande parte do procedimento de registro.

Calculadora e gráficosIniciar um projeto empreendedor é um grande desafio, que traz consigo alguns requisitos. Ao se criar uma firma, são necessários alguns procedimentos formais para que a empresa seja legalmente aceita e entre com carta branca no mercado. Antes, é importante decidir se o empreendimento será do tipo Sociedade Limitada, Empreendedor Individual ou Empresário Individual (informações sobre os tipos de empresa podem ser encontradas no site do SEBRAE).

A seguir, informações sobre como abrir uma firma, passo necessário para se formalizar um empreendimento na União:

                       

Quais documentos ter?

Após escolher e verificar o nome da empresa, providencie uma cópia autenticada do RG, CPF e comprovante de endereço dos sócios; cópia do IPTU do imóvel onde será sediada a empresa (se o imóvel for cedido, providencie uma cópia de declaração do proprietário ou contrato de locação, se o lugar for alugado).
Pasta para documentos
Se a empresa for uma sociedade, o próximo passo é elaborar um Contrato Social; se for uma firma individual, elabore uma Declaração de Firma Individual. Existem políticas tributárias e sociais especiais no caso de microempresas; portanto, deve-se declarar essa condição para conseguir um Registro Especial, caso opte pela categoria.

Aonde ir?

Prefeitura Municipal genéricaCom esses documentos em mãos, o próximo passo é contratar uma empresa de contabilidade, registrar a empresa na Junta Comercial, cadastrar um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) na Receita Federal e se inscrever na Secretaria da Fazenda do Estado onde se sediará o empreendimento. Existem empresas que oferecem boa parte desse procedimento através da internet, como é o caso da CNPJ.com.br.

Para finalizar, é necessário ir até a Prefeitura da cidade onde se localizará a empresa e solicitar o Alvará de Funcionamento e a licença sanitária (se necessários), além da inscrição no Sindicato Patronal.

Nenhum voto, seja o primeiro



Amoedo
14/10/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook