Como cuidar de coelhos

Quem quer ter um coelho? Se você está nesse grupo, deve saber sobre alguns cuidados muito importantes a se ter com os dentuços.

Casal de coelhos na gramaTer um animal de estimação algo que muitos desejam, mas é preciso ressaltar que é preciso que as pessoas saibam cuidar dos animais de maneira correta para não causar um grande problema de saúde nos mesmos. Caso optar por um coelho, a primeira coisa que você precisa lembrar-se é que eles são animais silvestres; por isso, não podem ser tratados como cachorros e gatos. Eles gostam de correr e brincar.

Alimentação

Ração para coelhosPor serem animais roedores, eles precisam receber alimento com frequência para diminuir as suas presas que crescem constantemente. A ração é a base da alimentação de coelhos domésticos e deve ser sempre colocada em boa quantidade, mas nunca em excesso, pois ela pode molhar e começar a fermentar e isso não é bom para os coelhos. Pode ser dado também cenoura, brócolis, chicória, couve, salsinha, hortelã, almeirão e alface, mas devem ser dadas somente uma vez na semana, podendo dar também maçã e banana. É indicado evitar açúcar, couve flor, batata, espinafre e os alimentos que fazem parte da refeição humana e não deixe flores e plantas em vasos, pois eles comem tudo que veem pela frente. E a água deve ser trocada constantemente e estar disponível a toda hora. Para evitar que a comida e a água se espalhem por toda a gaiola é indicado que seja um recipiente de barro ou de ferro, pesado para evitar bagunça dentro da gaiola. Deve haver um recipiente para a comida e outro para a bebida.

                       

Habitação

Casa para coelhosEm ambientes domésticos, os coelhos devem ser mantidos em gaiolas grandes, com um forro embaixo delas que pode ser feito com um pano ou papelão, pois os coelhos podem ter lesões nas patas se ficarem em contato com a grade. O contato constante com a urina também pode desenvolver micoses de pele. Para limpar a urina do coelho é só misturar vinagre branco com a água, eliminando o mau cheiro. Os coelhos adoram ficar soltos para brincar e pular, mas tome cuidado, pois eles adoram roer fios elétricos, batentes de porta e armário, pés de mesa e cadeira, sapatos, objetos de couro e outros. A dica é colocar pimenta tabasco para afastá-lo destes lugares.

Outros cuidados

Pessoa segurando coelhoNunca carregue coelhos pela orelha, as unhas devem ser cortadas a cada seis semanas, tirando apenas a parte vermelha com um cortador de unha. Não dê banhos nos coelhos, pois as orelhas não podem molhar e, caso precisar limpá-lo, é só usar água morna e vinagre branco bem diluído, passando um pano. Acostume o seu coelho no colo, pois assim ficará mais fácil quando quiser segurá-lo. Para carregá-lo com segurança é só dobrar as suas patas e o acostume virado de costas, mas isso deve ser feito quando jovem para que eles se acostumem, formando um vínculo entre você e o seu animal de estimação.

É preciso também tomar cuidado com outros animais de estimação presentes no ambiente, pois os coelhos são prezas e não predadores. Por isso, são alvos de cães e gatos e não devem viver em um mesmo ambiente, já que eles não sabem se defender.

Assuntos Relacionados

Nenhum voto, seja o primeiro



Thaís
25/07/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook