Como é feito o leite em pó?

Leite é um alimento essencial para o organismo humano, por isso, se foi criado o leite em pó que aumenta o tempo de vida útil do leite.

menina tomando leiteO leite em é produzido a partir da secagem do leite de vaca comum. A água presente no leite de vaca comum compõe 90% do leite e para produzir o leite em pó é preciso fazer a evaporação da água, um processo que exige tempo para não  sacrificar as proteínas presentes no leite.

O leite em pó é considerado a forma mais moderna de consumo do leite, principalmente por aumentar a data de validade do produto por conta da retirada de água, afinal de contas, a presença da água nos alimentos é um ambiente favorável para a proliferação de microrganismos. Aprenda como é feito o leite em pó:

                       

Resfriamento e pasteurização

PasteurizaçãoO leite de vaca após ser recebido pelas indústrias alimentícias é refrigerado em uma temperatura de 3ºC a 5ºC em grandes  reservatório isotérmicos de aço inox. Depois o leite vai para a padronização que avalia a quantidade de gordura no leite e em seguida o leite sofre o processo de pasteurização que consiste no aquecimento do leite em uma temperatura de 75ºC durante 15 segundos.

Adição de ingredientes e evaporação

No caso do leite em pó vitaminado são adicionados vitamina A e D, aumentando o valor nutricional do mesmo. Já no leite em pó instantâneo são misturadas as vitaminas A e D e a lecitina de soja, que ajuda a dissolução do produto em contato com a água. Depois o leite é pasteurizado em temperatura de 85°C a 90ºC durante 40 segundos e depois vai para o concentrador a vácuo que realiza a evaporação de apenas parte da água do leite. A evaporção diminui a concentração de água em cerca de de 57%.

Secagem e Envase

Leite em póNeste momento o leite ainda apresenta 43% de resíduos sólidos que são bombeados para a secagem, eliminando gotículas de umidade ainda presente. Depois o leite em pó vai para os ciclones de separação que separa a porção sólida do ar. Por último o leite vai para envase pelo transporte pneumático sem contato manual em nenhuma das etapas de produção.

O controle de qualidade é feito em todas as etapas de produção e o prazo de validade é superior ao leite líquido, chegando a um ano de validade.

Assuntos Relacionados

Nenhum voto, seja o primeiro



Thaís
13/02/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook