Como escrever uma carta

Para quem não perdeu o bom hábito de escrever e enviar cartas ou mesmo se você não sabe como fazê-lo, faça uma surpresa para alguém.

Escrevendo uma cartaHá vários tipos e formas de se expressar e a carta é uma delas, se você quer aprender como escrever uma carta fique atento às dicas. Se for uma carta de amor não é necessário formalidade, só escreva corretamente para que haja entendimento. Já uma carta formal pede uma linguagem formal, com saudações e cumprimentos ao final do texto. Uma carta deve ser analisada para que não haja erros gramaticais, tendo concordância no seu texto, com início onde você introduzirá algumas dicas a respeito do assunto tratado, meio que é o desenvolvimento do assunto e o fim que irá arrematar o objetivo do mesmo.

A escrita

Atente-se à pontuação e também ao papel que você irá escrevê-la, pois deve ser bem nítido tendo um bom entendimento do texto. Na parte superior da folha faça o cabeçalho identificando o local e data, mais abaixo coloque uma saudação, se for algo formal utilize os pronomes de tratamento como: Senhor, Senhora, V. Ex.a e etc. Depois de escrever seu texto, finalize com um cumprimento: grato, beijos, abraços, adeus e etc, dependendo em que categoria ela se encaixa e o grau de relacionamento que você tem com a pessoa que receberá.

                       

Envelope

Depois coloque em um envelope com todos os dado preenchidos, como remetente (é quem envia a carta), nome do destinatário (quem receberá) com o endereço completo como rua, bairro, cidade, estado e CEP de quem irá receber para que não haja confusão na hora da entrega.
Por fim, a carta deverá ser postada com um selo que você deve colar por fora do envelope no canto direito superior junto ao destinatário.

Exemplo de carta comercial

Exemplo de uma carta

Cabeçalho: cidade, data, mês e ano:
São Paulo, 25 de Agosto de 2010.
Sr. Antônio Oliveira
Conteúdo: o texto da carta com começo, meio e fim.
*Escreva aqui seu texto*

Saudações: finalização da carta.

O envelope deverá conter

Envelope com cartaAtrás do envelope – lado com aba

Remetente:
Nome completo: Bruna Ramos
Rua – Das Camélias número: 259 – bairro: Jardim Bela Vista
Cidade – Belo Horizonte Estado: MG
CEP:34.195-000

Seguindo todos os passos sua carta chegará até o destino desejado, é só escrever, preencher o envelope corretamente e enviar. Boa sorte!

Confira um vídeo do canal Portal Zun no Youtube sobre modelo de carta formal e informal.

MODELO DE CARTA FORMAL E INFORMAL

Leia mais sobre carta

Nenhum voto, seja o primeiro



Lucimari
17/06/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Olá,
    Muito obrigada por voces terem criado esse site,pois nós ajuda muito
    sem mais dizer,
    bjoss

    Aline Messi
    07/02/13 às 15:36