Como evitar herpes labial

Como evitar herpes labial

A herpes labial assusta e é um problema para muitas pessoas, pequenas atitudes no seu dia a dia podem prevenir que o vírus se manifeste.

Lábios bonitosO herpes é uma infecção causada por um vírus que atravessa a pele e se instala no organismo de forma latente até que seja reativado, pois a reativação do vírus ocorre devido a diversos fatores desencadeantes como: estresse emocional, exposição intensa á luz solar, infecções que diminuam a resistência orgânica, febre e fadiga mental ou física, algumas pessoas mesmo em contato com o vírus não apresentam a doença porque a sua imunidade não permite o seu desenvolvimento.

Localização

O herpes pode se localizar na região genital e nos lábios, pois uma vez reativado o herpes se apresenta com uma leve coceira e ardência no local onde surgirão as lesões, podem se formar bolhas agrupadas sobre a área, as bolhas podem se romper e liberar líquidos com o vírus, deixando a pele avermelhada e inchada.

Transmissão

Casal se beijando O herpes labial é transmitido quando surgem bolhas na boca e se uma pessoa infectada beija outra pessoa durante a infecção a transmissão torna-se possível, quando ocorre à infecção o vírus persiste no organismo e pode apresentar reativações periódicas por causa de qualquer diminuição da resistência orgânica. Saiba que o herpes labial é uma infecção que se divide em algumas etapas, pois o primeiro sinal é quando o lábio coça e arde, depois inicia um pequeno inchaço formando bolhas que se rompem causando uma ferida com secreção, nesse momento o vírus pode ser transmitido com facilidade, somente no último estágio que a ferida seca e sara, formando cascas que cicatrizam. O pior estágio é quando formam as bolhas e os lábios ficam dolorosos, é muito importante manter as mãos limpas e evitar o contato com o herpes, os cuidados devem ser rigorosos por meio da aplicação de produtos que garantem a desinfecção, é necessária a aplicação de uma pomada especial para acelerar o processo de cicatrização, consulte seu dermatologista para indicar o tratamento.

Mais sobre Como evitar herpes labial

O tratamento

Herpes labialDeve ser iniciado nos primeiros sintomas para evitar a sua intensidade e duração, pois o dermatologista pode determinar os medicamentos para seu caso, saiba que os medicamentos podem ser de uso local na forma de soluções ou cremes, em alguns casos é indicado medicamentos de uso via oral (comprimidos), a alimentação saudável é essencial para manter o sistema imunológico forte evitando a reativação do herpes.

Não se deve furar as bolhas para não lesionar o local, você deve manter o local limpo e lavar as mãos antes e depois da limpeza para evitar que o herpes se espalhe pelo corpo, pequenos cuidados diários podem diminuir o desconforto do herpes labial, cuida da sua boca e aplique os medicamentos indicados pelo seu dermatologista, tenha um lábio saudável.

21/07/11 por Thaís

   

Mais informações por email

Comentários

  1. Boa noite! gostaria de saber quem tem herpes labial e quando elas estão seca, quem nunca teve, pode contrair a herpes labial.e também o rosto fica com a pele escuras são sintomas da herpes labial. obrigada!!

    maria cunha

    29/01/13

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Instagram
YouTube
Facebook