Como fazer uma declaração de trabalho corretamente

A declaração de trabalho é um documento importante de comprovação de vínculo empregatício, veja como fazê-lo corretamente.

Homem carimbando papelA declaração de trabalho ou atestado de trabalho serve basicamente como comprovação de que a pessoa trabalha em uma determinada organização, um documento que poderá ser solicitado ao chefe ou encarregado e que não poderá ser negado, visto ser um direito do trabalhador.

A declaração de trabalho normalmente é requerida por estudantes que precisam comprovar nas instituições de ensino que trabalham, para justificar possíveis atrasos, para compensação de falta do aluno ou por pessoas que precisam se ausentar em determinados compromissos importante por consequência do serviço.

                       

Esse documento deve ser impresso em papel timbrado pela empresa, redigido em linguagem formal, de maneira clara e objetiva. Veja como fazer uma declaração de trabalho corretamente.

Declaração de trabalho para escola

Aluno e professor sorrindoA declaração terá quer ser em papel timbrado e conter os dados da empresa, no alto da folha deverão constar “Declaração de trabalho”, a redação deverá conter o nome do funcionário e sua função, junto com o RG, CPF e indicar o número do CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), também informar a data da contratação, no final colocar a localidade da empresa e datá-lo com dia, mês e ano, o nome do responsável pela declaração, assinatura e cargo na organização. Para visualizar esse modelo de declaração acesse o modelo de declaração de trabalho para mudança de período ou declaração de trabalho por motivo de faltas, ambas em PDF.

Declaração de trabalho autônomo

Pessoa calculando com caneta na mãoEsta declaração é um pouco mais longa, deverá conter o nome, nacionalidade, estado civil, profissão, RG, CPF, endereço atual, declarar por extenso que não possui vínculo empregatício com pessoa física e nem jurídica e, confirmar seu serviço autônomo, colocando o rendimento mensal, redigir um parágrafo dando sua palavra de que é verdade sobre seu trabalho autônomo, assinando o documento que deverá constar cidade e data.

Acesse esse modelo em PDF para você ter uma declaração de trabalho autônomo você poderá conferir como elaborar esse tipo de declaração.

Declaração de trabalho voluntário

Jovens olhando papelA declaração deverá ser requisitada na instituição em que se presta o trabalho voluntário, deve ser impresso em papel timbrado e conter todos os dados da organização ou instituição, também o nome do trabalhador voluntário e seus documentos pessoais, especificando a data em que o voluntário iniciou suas atividades, horários e atividades básicas exercidas dentro da empresa, finalizar o documento especificando a cidade, data da emissão da carta, assinatura e carimbo da organização contendo o CNPJ.

Para ver o modelo para trabalho voluntário basta acessar esse modelo em PDF também.

Agora que já aprendeu como fazer uma declaração de trabalho, solicite o documento quando achar necessário, e lembre-se, esse documento não poderá ser negado ao empregado ou pessoa que prestar qualquer serviço a uma instituição.

No canal do Portal ZUN no YouTube você confere mais informações sobre Como fazer uma declaração de trabalho:

Leia mais sobre como fazer declaração de trabalho

1 voto



Veronica
05/07/12



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook