Como funciona o sistema de closed caption na TV

Como funciona o sistema de closed caption na TV

O closed caption foi desenvolvido para auxiliar deficientes auditivos a acompanhar programas televisivos, entenda como isso acontece.

Legenda em uma cena de tvAlgo que vem se tornando bastante comum hoje em dia, ainda mais em locais em que se deve prevalecer o silêncio, são as legendas nos programas televisivos. Esse recurso conhecido como “closed caption” ou legenda oculta não é novidade, embora somente agora venha sendo utilizado com mais frequência.

O closed caption foi inicialmente desenvolvido para auxiliar pessoas com deficiência auditiva, o programa tem por objetivo transformar as falas dos personagens em textos, mas não se trata de uma legenda como vemos em filmes, pois ele deve também transcrever sons e ruídos que por ventura venha a ocorrer na cena, como chuva ou passos.

Como funciona?

EstenótipoNos programas gravados, o texto do closed caption é o mesmo que aparece no teleprompter, aparelho acoplado a câmera que mostra o que o apresentador deve falar, já nos programas ao vivo a transcrição da cena ou fala pode ocorrer de duas formas: pelo auxílio de um profissional chamado de estenotipista ou por reconhecimento de voz.

Mais sobre como funciona o sistema de closed caption na TV

O estenotipista digita tudo o que está sendo dito no programa em um aparelho conhecido por estenótipo, composto por um teclado especial em que as teclas são baseadas em fonemas e não letras, dessa forma o profissional é capaz de escrever até 200 palavras por minuto, esse procedimento é mais comum nos Estados Unidos, já aqui no Brasil, a Tv Globo dispõe de um software de reconhecimento de voz, em que um operador repete lentamente tudo o que está sendo dito ao computador que converte a voz em texto, o único problema é a precisão desses sistemas, pois nem sempre o software consegue registar corretamente o que está sendo dito, a dificuldade está em registrar as falas quando as pessoas falam ao mesmo tempo, já no caso do estenotipista os erros podem acontecer devido a velocidade em que as palavras estão sendo digitadas, embora o profissional seja treinado para isso.

Como surgiu?

Software de legendasA ideia de se criar legendas ocultas surgiu há 30 anos nos Estados Unidos com o objetivo de auxiliar os deficientes auditivos a acompanhar programas de televisão. Embora o sistema tenha sido regulamentado pela Comissão Federal de Comunicação em 1976, o closed caption veio a aparecer somente em 1982, em um programa ao vivo de transmissão do Oscar. No Brasil, o sistema de legendas ocultas começou a surgir somente em 1997, no Jornal Nacional.

Atualmente o closed caption é obrigatório no Brasil e seu uso deixou de auxiliar somente os deficientes auditivos, hoje o sistema de legendas ocultas serve para ambientes silenciosos quanto os de extremo barulho, como rodoviárias e aeroportos, também vem sendo bastante utilizado por pessoas que desejam aprender outro idioma, quanto por crianças em processo de alfabetização ou por idosos que sofrem com a perda natural de audição. O Closed caption vem implantado em todas as tevês e para utilizar o recurso, basta acessá-lo através do controle da tv.

27/04/12 por Josi

   

Mais informações por email

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Instagram
YouTube
Facebook