Como lavar roupa de couro

Para conservar peças de couro, hits das temporadas frias, são necessários cuidados desde a limpeza até o modo de guardar a peça.

Jaqueta de couroO couro é um material de origem animal que recebe um tratamento específico para interromper a deterioração e odor característico para que sirva como uma peça chave no armário de muitas pessoas. A moda outono e inverno sempre dá ênfase para peças de couro, especialmente as jaquetas e acessórios. São peças bonitas que dão elegância ao visual, porém, para que durem a vida toda é preciso atenção aos cuidados de lavagem, já que as peças delicadas têm instruções específicas.

O mais indicado pelos fabricantes de peças de couro é que as mesmas sejam enviadas para lavanderias especializadas na limpeza adequada, pois a lavagem caseira pode causar danos à peça. Mas, se optar por fazer a limpeza em casa:

                       

Atenção às etiquetas

Etiqueta de roupasAntes de lavar qualquer tipo de peça de couro, seja ela bota, calça, sapato ou jaqueta, é indispensável à leitura da etiqueta, pois se trata de um material muito sensível ao excesso de umidade e ao excesso de calor e luz. Leia com atenção a etiqueta, pois há vários tipos de couros, que se diferenciam quanto ao manuseio, lavagem e conservação. Há alguns mais sensíveis à água e outros ao calor.

Cuidados para lavar

Para aquelas peças de couro muito sujas é indicado que antes da lavagem manual se esfregue a peça levemente com uma borracha indicada para este tipo de roupa. Caso a peça possa ser lavada na máquina é importante que todas as peças em contato sejam de mesma coloração. Em casos de mofo não é indicado lavar e sim passar um pano molhado por cima para não despigmentar ainda mais a coloração.

Cuidados para guardar

Jaquetas de couro penduradasEm hipótese alguma dobre peças de couro e pendure-as em cabides largos para não deformar ou marcar o couro. Lembre-se que o couro precisa de ventilação, por isso, não use sacos plásticos, pois podem causar o mofo. É indicado colocar a peça ao ar livre na sombra.

Para passar peças de couro é indicado colocar uma toalha branca e passar o ferro por cima do forro e em temperatura de 100 graus Celsius.

Nenhum voto, seja o primeiro



Thaís
18/10/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook