Como perder a timidez?

Cansado de ser tachado como o tímido da escola, da família ou do trabalho? Então, veja como acabar com esse problema e ser mais confiante.

Como perder a timidez

Considerado um problema bastante comum na sociedade atual, a timidez é caracterizada como um estado mental temporário de pensamentos negativos e pessimismo contra si próprio, em que a pessoa apresenta-se retraída, com medo da exposição e de se socializar, ocasionando em problemas de relacionamentos na escola, no trabalho e até mesmo na vida pessoal.

                       

Em um mundo totalmente competitivo, ser comunicativo e extrovertido conta pontos a seu favor, por isso, criar algumas estratégias para melhorar a comunicação e perder a timidez é essencial para quem sonha crescer na vida pessoal e profissional:

Como perder a timidez para falar em público?

Timidez em públicoVocê é um excelente profissional, bastante produtivo e não lhe falta ideias para tornar o seu trabalho melhor, mas, na hora de expor suas ideias e apresentar seus pensamentos, a fala trava e o corpo treme? Isso é sinal de timidez, um problema bastante comum entre os adolescentes e jovens, por isso, o incentivo nas escolas é gigante, com o intuito de ensinar os adolescentes a driblar este bloqueio e falar em público.

Mas, se mesmo assim a timidez ainda persiste, a dica é encontrar o que mais lhe aflige e o porquê deste bloqueio, depois tente trabalhar esses problemas em sua cabeça e imagine pessoas à sua volta com expressão de satisfeita, amenizando a sensação de ser reprovada pelo público.

Em segundo lugar, domine o assunto, isso traz segurança e passa confiança para o público, mude seu corpo, ou seja, a timidez se manifesta com postura arqueada e movimento travado, por isso, abra os ombros, estufe o peito, respire fundo, corrija a postura e solte as mãos.

Como perder a timidez de se socializar?

Timidez de se socializarUma das maiores dificuldades dos tímidos é de se socializar em um ambiente novo, em que é cercada de pessoas novas, apresentando assim, sinais de nervosismo, suor excessivo e medo extremo.

Para perder a timidez e se socializar melhor com as pessoas é preciso seguir alguns conselhos, entre eles, ter em mente o que dizer sobre si mesmo, ou seja, quando for a algum lugar novo, pense no que as pessoas podem vir conversar com você e tenha as respostas na ponta da língua, mostre-se interessante e fale com calma, sorria porque o sorriso chama pessoas positivas e engraçadas que lhe ajudarão a ter mais confiança, seja você mesmo, mas permita com que as pessoas se aproximem, por isso, não fique isolado no canto da sala.

Como perder a timidez e ser mais confiante?

Ter autoconfiançaA pessoa tímida passa muito tempo analisando seu nervosismo e seus momentos de bloqueio que acaba se esquecendo de observar o mundo ao ser redor e meios de como se tornar mais confiante.

Para perder a timidez e se tornar mais confiante, a dica é lembrar que você não está só, pois a maioria das pessoas prefere morrer a falar em público, mude sua forma de pensar e deixe de lado os pensamentos pessimistas e negativos em relação a ações de interação social, nunca desista de tentar se socializar ou falar em público, mesmo que passe por momentos de constrangimentos, melhore sua autoimagem, autoconfiança e autoestima e, por fim, não se leve tão a sério, aprender a rir de suas gafes e defeitos é uma maneira de se sentir melhor e se tornar interessante e muitas vezes engraçado aos olhos dos outros.

Se perder a timidez está mais difícil do que se imagina, uma opção é procurar por ajuda de profissionais, como, por exemplo, um psicólogo que irá lhe ajudar a encontrar uma maneira de melhorar a timidez.

Quer saber mais sobre como perder a timidez? Então, assista ao vídeo que segue abaixo.

Adeus à timidez - Dr. Olegario de Godoy

Veja mais sobre a timidez

Nenhum voto, seja o primeiro


Thaís
11/02/14



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook