Como ser uma pessoa ética?

Ser ético não é tão complicado quanto parece, basta por em prática a honestidade e a transparência que há dentro de cada um de nós.

Certo e errado.Quando falamos em ética logo nos vem à cabeça o modo de nos comportarmos em reação as coisas ou às pessoas, mas diante de tanta subjetividade sempre fica um questionamento: como posso ser ético? Seja na família, no trabalho ou em qualquer tipo de relacionamento interpessoal. De acordo com o dicionário, ética está diretamente ligada à palavra moral, que tem como significado “estar de acordo com os bons costumes” ou “é a parte da filosofia que trata dos costumes, deveres e modo de proceder dos homens”. Partindo disso, podemos então aplicar, de forma prática, a ética em duas principais ocasiões:

Ética no trabalho

Mulher no trabalho.O trabalho é um dos locais em que mais podemos observar se uma pessoa é ética ou não. Concepções diferentes convivem em um mesmo local diariamente, no entanto, em momentos de decisões é que percebemos o que uma pessoa é capaz de fazer para conseguir algo. Ser ético no trabalho é fazer com que as leis, direitos e deveres humanos sejam cumpridos, é ser honesto, transparente e saber como agir com os problemas da empresa fora dela. É preservar a imagem e integridade das pessoas que trabalham com você e é “vestir a camisa” defendendo-a sempre, desde que não ultrapasse o limite do certo-errado.

                       

Ética na família

Família feliz.O tempo todo nos relacionamos com as pessoas da nossa família, seja nossos pais, filhos, avós, cônjuges ou mesmo algum parente por afinidade. Não importa o grau de parentesco, ser ético na família é saber conviver com as diferenças que há entre os membros, é agir com honestidade para com eles e buscar sempre a harmonia da família, respeitando o próximo e não ultrapassando os limites de cada um. Na relação marido-mulher é que a ética deve ser ainda mais explorada, com lealdade, fidelidade e transparência de um para com o outro, nos negócios e também na relação afetiva.

De maneira geral podemos dizer que ser uma pessoa ética é saber agir com os problemas de maneira transparente e honesta, o seu proceder dirá quão ético você é.

1 voto



Lucimari
12/12/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook