Como tirar carteira de habilitação

Sonho comum de muitos adolescentes e adultos, a desejada carteira de habilitação nacional (CNH) não é tão difícil de ser tirada.

Jovem mostrando a Carteira de HabilitaçãoA maioria dos adolescentes, ao atingir a idade mínima permitida para tirar a sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação), vão correndo às autoescolas e não veem a hora de experimentar essa sensação tão boa de liberdade.
Um dos melhores benefícios ao atingir a maioridade é a permissão para se tirar a carteira de habilitação; afinal, ninguém quer mais depender dos pais ou amigos para ir aonde quer.
Entretanto, a maior dificuldade que todos encontram quando desejam tirar CNH é o valor alto e o trabalho que dá; afinal, é uma bateria de exames, aulas teóricas e práticas e testes até que a tão sonhada carteira chegue às mãos do jovem condutor.

Exigências

Jovem medindo pressão arterialQuando se deseja tirar carta é preciso estar ciente de que tudo tende a demorar um pouco; afinal, logo de início é preciso fazer um exame, onde o médico irá avaliar a sua coordenação motora, sua pressão arterial e a sua visão; pois, caso você precise usar óculos para dirigir, é necessário que na sua carteira venha uma observação que é preciso usar óculos toda vez que você estiver dirigindo, senão você pode receber multas.
Para se tirar CNH é preciso primeiramente que a pessoa seja maior de 18 anos de idade, saiba ler e escrever, pois pessoas não alfabetizadas não podem tirar CNH, afinal um motorista precisa ser capaz de ler as placas de trânsito e saber ler e escrever para realizar a prova teórica. O candidato a motorista precisa realizar um exame em clínicas credenciadas pelo DETRAN de sua região para realizar o exame médico e psicotécnico, que avaliam as condições físicas e psicológicas do candidato e pessoas com deficiência física necessitam de veículos adaptados. Pessoas com deficiência mental não podem dirigir.

Estudos teóricos

Aula teórica em autoescolaApós isso, vá até o CFC (Centro de Formação de Condutores), o qual é um lugar similar a uma sala de escola, onde você terá que assistir 30 horas de aulas teóricas sobre mecânica, primeiros socorros, direção defensiva e legislação. Depois de concluir as aulas teóricas é hora de fazer o exame teórico realizado em uma sala do DETRAN, sendo esta uma prova de múltipla escolha e aguardar o resultado. Após isso é só ir até a autoescola e marcar as suas aulas práticas de carro como também de moto, sendo realizadas 16 horas de aula durante o dia e 4 horas aulas durante a noite. O instrutor deve estar junto ao aluno e se caso as aulas feitas não forem suficientes o aluno poderá fazer aulas extras até que esteja preparado para o exame prático, que é feito no trajeto de carro com baliza e rampa e no caso da moto o trajeto é feito com um delegado ou examinador que avalia as pessoas. A primeira habilitação é temporária e dura 1 ano e você não pode cometer nenhuma infração e só assim você irá receber a carteira definitiva que dura 5 anos.

Lembre-se sempre de procurar uma autoescola séria e que cobre dos alunos todas as aulas teóricas e práticas que a legislação brasileira pede, além de oferecer aos alunos uma boa infraestrutura, com profissionais competentes.

Mais sobre Como tirar carteira de habilitação




Thaís
20/07/11

Mais informações por email.

Comentar sobre Como tirar carteira de habilitação

Destaque

Polícia federal passaporte vencido

Polícia federal passaporte vencido