Compositores de samba de raiz

O samba é um gênero musical tipicamente brasileiro. Conheça compositores de samba de raiz que fizeram história na música brasileira.

Roda de SambaO samba é um genêro musical que tem origem no samba de roda baiano, trazido da África pelos negros. Além da dança dos escravos, o ritmo incorporou gêneros musicais como o xote e o maxixe, entre outros. O samba existe em várias partes do Brasil, porém como expressão musical é tipicamente carioca. O samba é feito com instrumentos de corda, instrumentos de percussão, trombones e trompetes e flauta e clarineta. Conheça dois famosos compositores de samba de raiz:

Cartola

CartolaAgenor de Oliveira, o Cartola, nasceu em outubro de 1908, no Rio de Janeiro. Considerado o maior sambista brasileiro, ainda criança, o pai lhe ensinou a tocar cavaquinho e violão. Na adolescência, se mudou com a familia para o Morro da Mangueira, onde se iniciou na boemia e no samba. Como pedreiro, ganhou o apelido “Cartola, devido ao chapéu que usava nas obras. Ajudou a criar o Bloco dos Arengueiros, que deu origem a Estação Primeira de Mangueira e criou o primeiro samba da escola, “Chega de Demanda”. Mesmo sendo reconhecido por seus sambas, só gravou seu primeiro disco-solo aos 66 anos. O disco entitulado “Cartola” contém verdadeiras obras-primas do samba.

                       

Noel Rosa

Noel RosaNoel de Medeiros Rosa nasceu em maio de 1937. É um dos mais importantes artistas da música braliseira. Ainda adolescente, aprendeu a tocar bandolim e logo passou ao violão. Começou a estudar medicina, mas a vida boêmia, regada com muito samba, o afastou dos estudos. É dele o clássico “Com que roupa?”, gravado em 1930 e sucesso até os dias atuais. Noel morreu jovem, aos 26 anos, por conta da tuberculose que o perseguira. Sua vida inspirou diversos filmes e peças de teatro. Em homenagem ao sambista há uma estátua localizada na Vila Isabel, bairro onde foi criado. Em 2010 a escola de samba Unidos de Vila Isabel fez um desfile em homenagem aos cem anos de seu nascimento.

Outros exímios compositores são Dorival Caymmi, Pixinguinha, Nelson Cavaquinho e Ary Barroso. Todos Mestres na arte do samba.

Assuntos Relacionados

Nenhum voto, seja o primeiro



Maria Eduarda
15/02/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook