Comunismo e socialismo Karl Marx

Comunismo e socialismo Karl Marx

Duas formas de governo, o comunismo e o socialismo estão intimamente ligadas pelos mesmos ideais, defendidos por Karl Marx.

Comunismo MarxO comunismo e o socialismo foram, e ainda são consideradas más formas de governos por grande parte da população mundial. Mas em teoria, essas políticas, assim como todas as outras, são excelentes maneiras para fazer uma nação prosperar. Mas como é possível? Um filósofo alemão do século XIX explica.

Karl Marx

Karl MarxMarx defende, em O Capital (sua maior obra), que a humanidade deve evoluir de tal forma a atingir o sistema comunista de governo. O filósofo, economista, historiador, teórico político e jornalista alemão defendia que a “revolução” no sistema de governo não deveria ser apenas teórica, uma vez que teoria e prática estão intimamente ligadas.

Suas ideias defendem que o povo deve atingir o ápice de sua existência quando abolir o sistema capitalista, aderindo ao socialismo e, consequentemente, ao comunismo.

Mais sobre comunismo e socialismo Karl Marx

O Socialismo

Bandeira vermelha socialismoO termo socialismo se refere a qualquer teoria referente à uma organização econômica que confere propriedade pública ou coletiva, bom como a administração de produção e distribuição dos bens e uma sociedade totalmente igualitária, sem classes sociais ou restrição do poder à um pequeno grupo de governantes. Segundo Marx, o socialismo seria alcançado por meio de uma revolução da classe trabalhadora ( proletariado), sendo assim a transição do sistema capitalista para o comunista.

O Comunismo

símbolo comunistaFase final da evolução governamental defendida por Marx, o comunismo é o “aperfeiçoamento” do socialismo. Segundo o filósofo, o chamado “comunismo ideal” é uma sociedade sem classes sociais, sem Estado (o que gera a não opressão do povo), uma nação apartidária (sem partidos políticos) e de propriedade comum, ou seja, todos trabalham para o bem-comum.

Marx considerava, ao contrário de muitos de seus contemporâneos, que o comunismo era um “movimento real”, e não ideal, ou somente teórico.

Assim, como dito, tanto o socialismo quanto o comunismo são boas formas de governo. O maior problema é executá-las de uma forma perfeita, sem alterar qualquer de suas ideologias.

28/10/11 por Amoedo

   

Mais informações por email

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Instagram
YouTube
Facebook