Construir casas para vender é um bom negócio?

A atividade de construir e vender casa é um negócio que deve ser devidamente planejado e sob orientação, para se evitar decepções.

Homens construindo casaConstruir casas para vender é uma atividade comercial, que pessoas chamadas de “construtores”, fazem uso como uma  profissão. Esse tipo de atividade existe, não só no Brasil, mas no mundo todo. Terminada uma construção, ela é colocada à venda, por um certo valor.

Claro que para os construtores iniciantes, as construção devem ser mais simples, com investimentos mínimos, que não demande muito recurso para a sua execução. Mas será que este tipo de atividade é realmente um bom negócio?

                       

As perspectivas

Pessoa segurando uma casinha nas mãosQuando alguém constrói casas para vender, ele está desenvolvendo um empreendimento igual a qualquer outro. Mas, para isto, é necessário que haja capital para o que se deseja construir, mão de obra qualificada, capacidade para gerenciamento e empreendedorismo. Lógico que se deve levar em conta também, a boa venda do imóvel, para se ter o capital aplicado de volta e um bom lucro no negócio realizado.

O investimento

Materiais de construçãoComo há o envolvimento de recursos financeiros numa construção, quem for construir, precisa cuidar não só desta parte como das questões administrativas. Exemplificando, se a compra de um terreno sai abaixo do seu preço normal, mas está mal localizado, precisa de bons serviços de terraplenagem, de muros de arrimo ou mesmo de uma drenagem profunda, o negócio não será tão bom assim. Os custos com estas despesas encarecem o custo da obra, que será acrescido ao custo total, culminando com um preço final aquém do habitual, dificultando a sua venda. Profissionais da área recomendam a aplicação em casas de R$20 a R$40 mil no máximo, em bairros populares, já para os que estão pensando em entrar nessa atividade e não contam com experiência no mercado financeiro de imóveis, a dica é procurar ajuda profissional de corretores ou consultores financeiros.

É um bom negócio?

Ilustração de uma pessoa vendendo casaÉ um investimento que deve ser pensado muito bem, pois as flutuações do mercado e os vários problemas técnicos que surgem, podem ser fatores de dificuldades no futuro. Porém segundo especialistas, construir casas para vender tem se tornando um ótimo negócio.

Sem dúvida, planejar a obra é a primeira medida a ser adotada, a começar pela aquisição do terreno. Claro que, do início até o final, profissionais especializados deverão fazer parte deste processo, como arquitetos, corretores de imóveis, engenheiros e os construtores propriamente ditos. Dentro de cada área de atuação, irão contribuir com suas experiências. As diversas transações comerciais, como em qualquer ramo delas, devem começar com os “pés no chão”. Tudo deve ser anotado com muita consciência, para que se evitem erros e futuros prejuízos.

Saiba mais sobre construção de casas

Nenhum voto, seja o primeiro



Adeni
27/04/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. vc precisa ter no minimo 70% do valor que vc pretende conseguir com a venda

    Marcelo
    08/10/12 às 23:04
  2. Quanto preciso ter para iniciar  para iniciar?

    Sonia Auricchio
    08/10/12 às 13:27