Contar histórias em sala de aula

Quem não se lembra das histórias contadas pelos professores, saiba a importância da história na vida e na formação das crianças.

Professora com alunos lendo livroQuem não se lembra das histórias contadas pelos professores, em que todos os alunos ficavam prestando muita atenção, deliciados com o desenrolar das histórias. Pois é, para se contar uma história numa sala de aula, não é somente ler ou contá-la simplesmente, é muito mais que isso, é preciso vivê-la como contador e ser um momento mágico para a criança, que vai também viver como se fosse um personagem da história.

Os professores, contadores de histórias, são responsáveis pelas informações prestadas, pois uma história bem contada é uma maneira “muito legal” de se transmitir uma ideia para aquisição de novos conhecimentos.

                       

Dicas para professores

Professora com alunosSe possível, leia uma historinha por dia por mais simples que seja, quando na leitura de livros, opte pelos que tenham pouco texto, com linguagem acessível e com desenhos grandes e sugestivos. Na repetição de histórias, verifique se há interesse. É importante ter conhecimento pessoal dos alunos através dos pais, pois uma história poderá ser dirigida para que um tema se identifique com o aluno, auxiliando asssim também a família, por exemplo, aluno que não gosta de tomar banho.

Contando uma história

Crianças sentadas ouvindo históriaAntes de iniciar alguns aspectos devem ser considerados: a história deve ser contada, se possível, em local próprio e diferenciado como o pátio da escola, jardim, em escadas, etc. Esse ambiente deve ser confortável para todos. O professor deve ficar em um local que os alunos possam visualizar o livro e a dramatização, quanto aos horários, não devem ser rígidos e nem pré-determinados, pois a surpresa sempre agrada o aluno. Como motivação também, o professor pode deixar em suspense a história a ser contada, isso despertará a curiosidade dos alunos.

Pais, avós, também são contadores de histórias que podem ser de fadas, da Bíblia e deles próprios na sua infância. O que devemos ter em mente é que contar histórias é importante para a formação de uma criança.

Nenhum voto, seja o primeiro



Adeni
10/11/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook