Corpo lúteo na gestação

Confira informações sobre as funções do corpo lúteo na gestação, assim com seu tempo de duração e seu papel durante a gravidez.

GrávidaO corpo lúteo é uma estrutura que faz parte do organismo da mulher e possui funções hormonais envolvendo a produção de dois hormônios, o estrogênio e a progesterona, necessárias para a manutenção da gravidez, sua formação acontece depois da ovulação.

O corpo lúteo pode se fazer presente na gestação por até seis meses após a fecundação , quando a gravidez ocorre, o corpo lúteo é responsável por produzir hormônios responsáveis pela manutenção saudável da gestação até a placenta se formar, assumindo suas funções, mas quando não há fertilização o corpo lúteo se degenera após a ovulação, resultando na menstruação, conhecido como corpo lúteo de menstruação. Vejamos sobre o corpo lúteo na gestação.

                       

Função do corpo lúteo na gestação

Ilustração do corpo lúteoQuando a gravidez é certa, o endométrio, camada que recobre o útero não pode descamar, pois é nele que o embrião se implanta, o embrião implantado é capaz de “mandar sinais” para o corpo lúteo, que por sua vez faz com que suas células sintetizam um hormônio, conhecido como hormônio da gravidez, a gonadotrofina coriônica humana ou apenas HCG. A função desse hormônio é garantir a permanência do corpo lúteo, impedindo que ele de degenere e também estimulando a secreção da progesterona, conhecido como hormônio da gravidez.

Importância do corpo lúteo na gestação

Bebê no úteroÉ necessário que o corpo lúteo permaneça até o quinto ou sexto mês de gestação, pois se ele é degenerado antes desse período as perdas dos hormônios estrogênio e progesterona causam a eliminação do feto em pouco tempo. Após o quinto mês de gestação, o corpo lúteo não atrapalha o curso saudável da gravidez, pois a placenta estará instalada, assim garantindo a secreção dos hormônios da gravidez e a manutenção segura do feto.

Cisto de corpo lúteo

Mulher deitada com mão na barrigaO cisto de corpo lúteo, como é conhecido esse problema pode surgir na época da menstruação e levar alguns meses para aparecer. Depois que ocorre a formação do corpo lúteo, começam a ser produzidas grandes quantidades de hormônios, a progesterona e o estrogênio para poder receber o embrião. Caso a gestação não ocorra, o corpo lúteo desaparece, porém ele pode aumentar com excesso de sangue, formando assim um cisto que permanecerá no ovário.

Normalmente esse tipo de cisto não causa grandes sintomas, o que pode ocorrer, é ele aumentar de tamanho, alguns centímetros, causando sangramento e dor abdominal. Quando um vaso sanguíneo do cisto se rompe, pode causar hemorragia e intensas dores, mas geralmente não é necessário realizar cirurgia. Porém existem casos em que pode ocorrer hemorragia excessiva, causando a rotura do corpo lúteo, que ocorre normalmente no vigésimo dia do ciclo menstrual. Caso a mulher apresente muita dor, diminuição das células sanguíneas, aumento da frequência cardíaca e queda da pressão arterial, é fundamental buscar ajuda médica.

O cisto de corpo lúteo não causa perigo à gravidez, porém é preciso um acompanhamento médico, que fará exames e procedimentos para a segurança de uma gestação segura e saudável.

Leia mais sobre gestação e corpo lúteo

Nenhum voto, seja o primeiro



Maria Carolina
26/10/12


Mais informações por email.