Cravos e espinhas tratamento caseiro

Cravos e espinhas? Antes de não querer mais sair de casa, conheça esfoliantes caseiros que ajudam a resolver o problema.

Menina com espinha do rosto

Com a ebulição de hormônios na puberdade chegam também os cravos e espinhas, que podem continuar a atormentar muitas pessoas já na fase adulta. Atualmente, existem medicamentos e tratamentos dermatológicos indicados para a resolução do problema, mas, tratamentos caseiros também podem ser excelentes coadjuvantes.

                       

Como fazer a esfoliação

Mulher fazendo esfoliação no rosto

A limpeza da pele do rosto com cremes esfoliantes deve ser incorporada aos cuidados constantes com a pele, como a escolha de um sabonete específico para a área e a higiene com produtos tônicos. A esfoliação renova as células da pele evitando os pelos encravados, poros obstruídos e consequentemente o aparecimento dos cravos e espinhas.

Deve ser feita uma vez por semana, caso o contrário, o efeito poderá ser negativo, causando danos à pele. Tente ser mais prática e faça a esfoliação durante o banho. Os movimentos circulares devem ser feitos em toda a zona T do rosto, que compreende testa, nariz e queixo, áreas mais oleosas do rosto. Um detalhe importante: evite o contato com a área dos olhos que é naturalmente mais fina.

O poder do açúcar cristal

Açúcar

Umas das receitas de esfoliação mais comuns para o tratamento caseiro de cravos e espinhas é a mistura à base de açúcar que pede uma colher de açúcar cristal misturada com a mesma medida de mel de abelhas. Caso prefira, você pode misturar o açúcar com óleo de amêndoas ou até mesmo, óleo para a pele de bebês.

A loção deve ser aplicada no rosto com movimentos leves e circulares e removida com água em temperatura natural em abundância. O esfoliante açúcar e indicado para pele oleosa e com muitos cravos, mas deve ser usada com atenção pelas pessoas com pele sensíveis: a aspereza do açúcar cristal pode ocasionar vermelhidão, e nesse caso, recomenda-se a suspensão do uso.

A aveia e o mel

Aveia e mel

Outro esfoliante, à base de aveia, também não exige segredos na sua elaboração. Misture duas colheres de sopa de aveia em flocos com duas colheres de sopa de mel de abelha. Aplique em movimentos leves e circulares e retire com água em abundância, cuidando para que a pele não apresente vestígios da loção. O creme esfoliante à base de aveia é indicado para todos os tipos de pele, sobretudo as que apresentam maior sensibilidade. Além de funcional na prevenção de cravos e espinhas, a aveia ainda promove nutrição da pele.

Outras dicas também são importantes para a prevenção de cravos e espinhas, como a ingestão diária de no mínimo 2 litros de água e alimentos com vitamina C, B e Zinco. E lembre-se bem: retire a maquiagem antes de dormir, com demaquilantes específicos e nunca esprema cravos e espinhas, sob o risco de causar infecções e cicatrizes.

Nesse vídeo do youtube você confere dicas de como acabar com a acne:

Saiba mais sobre cravos e espinhas:

Nenhum voto, seja o primeiro


Jessica
13/06/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. oi eu tenho 16 anos tenho muitas espinhas na cara toda .
    como eu posso fazer para acaba com elas .-_-

    david
    01/04/13 às 16:49
  2. oi, tenho 30 anos e estou tendo muitas espinhas e todas elas doi tenho no rosto colo e ombro que fazer

    elaine
    03/03/13 às 10:05
  3. O meu rosto ele não é oleoso de mais,sempre tem aquela espinha insuportável que me incomoda muito o que eu faço para acabar com esses cravos e espinhas.
    Manda logo por favor uma receita para o meu problema.

    karyna santos de sousa
    23/02/13 às 23:51
  4. Adoro receitas caseiras parabens!

    Monyckaalves
    30/08/12 às 21:10