Crendices e superstições brasileiras

Que atire a primeira pedra quem nunca acreditou em uma crendice ou superstição, que já estão incorporadas a nossa cultura brasileira.

gato pretoAssim como a dança, as lendas e as brincadeiras que fazem parte da cultura folclórica do país, as crendices e superstições também foram incorporadas a cultura brasileira. Tão antigas quanto a própria humanidade as crendices e superstições eram um modo de pensar em que se acreditava que diversos fatores sobrenaturais podiam interferir no cotidiano e esse modo de pensar veio passando de geração para geração.

O que é

objetos de supersticãoAcreditar em coisas que a lógica não explica se define em crendices, já quando envolve medo, azar e suas consequências denomina-se superstição. Como não existem explicações científicas para as crendices e superstições populares, estes fenômenos são considerados mitos e são ligados somente a imaginação do povo e não devem interferir em nada na vida das pessoas, embora muitos levam a sério os mitos.

                       

Superstições e crendices mais conhecidas

Espelho quebradoDeixar o chinelo virado com a sola para cima a mãe morre.
Abrir guarda-chuva dentro de casa à pessoa não casa.
Passar debaixo da escada dá azar.
Quebrar espelho traz sete anos de azar.
Orelha esquerda queimando alguém está falando mal.
Morder a gola da camisa quando a orelha queima a pessoa morde a língua.
Sexta feira 13 é um dia perigoso e de azar.
Guardar relógio quebrado atrasa a vida.
Apontar para as estrelas faz nascer verrugas.
Colocar vassoura atrás da porta faz visita ir embora.

São tantas crendices e superstições brasileiras que é impossível descrever todas. Claro que um pouquinho de encanto não faz mal ninguém, desde que estas superstições não nos impeçam de realizar nossas tarefas rotineiras. E para encerrarmos o assunto de vez, fica uma frase bastante conhecida e carregada de superstição: “Eu não acredito em bruxas, mas que elas existem, elas existem”.

Assuntos Relacionados

1 voto



Juliana
28/02/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. eu acho isso muito legal e interessante porque fala da nossa cultura ,e a nossa cultura que nos que nos faz ser diferentes dos outros

    andresa
    06/08/13 às 16:15