Cuidados com a voz humana

As cordas vocais necessitam de cuidados diários a fim de manter a voz além de linda, saudável. Confira alguns cuidados básicos.

Mulher cantandoO som da nossa voz é produzido na laringe pela vibração das pregas vocais, popularmente conhecidas como cordas vocais, através do ar vindo dos pulmões. A falta de cuidados básicos com a preservação da voz pode resultar em algumas doenças da laringe como, nódulos, edemas, pólipos, úlcera de contato e outras.

A reeducação serve para a adequação das estruturas fonoarticulatórias, conscientizando assim as pessoas para o uso apropriado da voz. Problemas vocais não afetam apenas a vida pessoal, mas também a vida social e principalmente a profissional, provocando angústia e ansiedade.

Cuidados básicos

Mulher bebendo águaBeber água em temperatura ambiente, várias vezes ao dia ajuda a hidratar as pregas vocais. Também é necessário manter uma alimentação saudável, caso use a voz como fonte de trabalho, se possível evite achocolatados e derivados do leite, pois estes componentes ajudam a aumentar a secreção do trato vocal. O uso de tabaco e o consumo de bebidas gasosas irritam a laringe, mas principalmente o fumante aumenta a chance de desenvolver câncer de pulmão e laringe.

Como preservar a voz

Mulher comendo maçãO consumo da maçã serve como um adstringente, limpando o trato vocal além de exercitar a mastigação que contribui para a musculatura, responsável pela articulação das palavras. Mantenha a postura do corpo reta, porém relaxada, especialmente a cabeça quando estiver falando, mas em algum horário do dia tente poupar a voz. Evite competição sonora, baixe o volume da televisão ou da música para falar, não grite ou fale com muita intensidade. Se você tiver uma rouquidão que permanece a mais de 15 dias, é indispensável à ajuda de um profissional otorrinolaringologista.

Vilões da voz

Ar condicionadoO ar condicionado é um deles, pois seu resfriamento é feito através da redução da umidade do ar, este ressecamento prejudica a mucosa das pregas vocais. Evite alimentos muito condimentados ou pesados, estes podem provocar azia, refluxo de secreção gástrica e má digestão. Também causa um desconforto e dificulta a movimentação do músculo diafragma, essencial na respiração. O uso de grande quantidade de aspirina provoca o aumento da circulação sanguínea na periferia das pregas vocais, o atrito de uma prega contraa outra causa fragilidade. Também calmantes e diuréticos ressecam as mucosas.

Mais sobre Cuidados com a voz humana

Saiba mais sobre os cuidados com a voz neste vídeo do canal do Portal ZUN no Youtube:

Com esses cuidados básicos sua voz pode melhorar bastante com o passar do tempo, já pessoas que a usam como instrumento de trabalho necessitam de um acompanhamento profissional para desenvolver seu potencial vocal, sem causar nenhum dano à voz.




Mayara
30/06/11

Mais informações por email.

Comentar sobre Cuidados com a voz humana