Cuidados com animais de estimação no verão

Está com dúvidas sobre como cuidar do seu companheiro de estimação no verão? Veja algumas dicas de cuidados com animais nessa estação!

O verão é sinônimo de muito passeio e diversão, mas devido ao aumento da temperatura, os animais de estimação em geral precisam de cuidados redobrados. Para manter a saúde em dia e o bem-estar de seu companheiro peludo, alguns cuidados com a hidratação, alimentação e higiene são indispensáveis.

Cuidados com animais de estimação no verão

Responsável por acelerar o metabolismo dos parasitas, o verão é o período onde se mais tem casos de leishmaniose, pulgas e carrapatos e de hipertermia, quadro clínico onde o animal não consegue controlar o processo de refrigeração do corpo e acaba apresentando alguns sintomas clássicos, entre eles, o desmaio e o vômito.

Por isso, se você tem um animal de estimação, confira dicas de cuidados com os animais durante o verão:

Importância da hidratação para os animais de estimação no verão

Os animais não transpiram como nós humanos e a única forma de refrigerar o corpo é através da respiração que muitas vezes fica ofegante no verão, isso é sinônimo de temperatura elevada e falta de água no corpo, podendo levar a uma hipertermia se caso o organismo do animal chegue a 42ºC, provocando vômitos, desmaios, edemas pulmonares, coagulação disseminada e, em casos mais extremos, parada cardíaca e coma.

Hidratação dos animais no Verão

Por isso, manter uma água límpida, fresca e de temperatura agradável é essencial para manter a saúde do seu animal de estimação em dia. A água deve ser armazenada em um vasilhame limpo, ficar em um ambiente com sombra e ser trocada pelo menos quatro vezes ao dia para evitar que o animal tome água com impurezas ou insetos.

Recomenda-se ofertar no mínimo 60 ml de água por quilo de peso corporal por dia, faça os cálculos de acordo com o peso do seu animal e dê preferência para água filtrada que possui menos produtos químicos, como o cloro.

Importância dos cuidados com o pelo dos animais de estimação

Segundo os veterinários, tosar os pelos dos animais de estimação no verão é um dos cuidados essenciais, pois deixá-los bem aparados permite com que o animal fique livre do calor excessivo de também de parasitas que gostam de habitar ambientes quentes e úmidos, ou seja, os pelos dos animais domésticos.

Mais sobre Cuidados com animais de estimação no verão

Além disso, é recomendado dar banho pelo menos uma vez na semana com shampoo para animal de estimação que evite a proliferação de parasitas, pulgas e carrapatos. No ambiente onde o animal de estimação vive, o indicado é lavar pelo menos uma vez na semana com produto de limpeza neutro e, pelo menos, a cada seis meses passar um pulverizador contra insetos e pulgas.

Banho em animais de estimação

Como no verão os animais costumam comer menos, a dica é diminuir a quantidade da ração para que a mesma não seja alvo de insetos e oferte a comida em horários que tenha temperatura mais amena.

Com relação aos passeios ao parque, o ideal é optar por horários mais frescos e por atividades pouco intensas para não sobrecarregar o processo de refrigeração do corpo do animal e leve uma garrafa de água fresca para ofertar ao animal durante o passeio.

Quer saber mais sobre cuidados com os animais de estimação no verão? Então, assista ao vídeo que segue abaixo.

Veja mais sobre animais de estimação




Thaís
28/01/14

Mais informações por email.

Comentar sobre Cuidados com animais de estimação no verão

Destaque

ONGs de proteção aos animais

ONGs de proteção aos animais