Cultura popular brasileira exemplos

A cultura popular brasileira é formada por diversos tipos de manifestações populares, que incluem folclore, superstições e cantigas.

Dança brasileira frevo

O termo “Cultura Popular” define qualquer tipo de manifestação cultural de um determinado país, estado ou cidade referente a danças, literatura, folclore, arte, festas e músicas. Os principais exemplos de manifestações da cultura popular brasileira são: festas folclóricas, literatura de cordel, sambas, carnaval, capoeira, artesanato, contos, fábulas, superstições, lendas urbanas, provérbios, festa junina, frevo, artesanato, lendas urbanas, MPB (Música Popular Brasileira) e cantigas de roda.

Quer saber mais sobre a cultura popular brasileira? Então não deixe de conferir os tópicos abaixo no Portal ZUN.

Folclore

Trata-se de um conjunto de lendas e mitos, que são transmitidos de geração para geração e fazem parte da imaginação da população de cidades do interior, principalmente. A maioria destas lendas e mitos foi criada para assustar as pessoas.

Há várias festas populares que ocorrem nos quatro cantos do Brasil com muitas lendas e estórias contadas oralmente que misturam fatos reais e históricos com os seguintes personagens: Boitatá, Curupira, Boto Cor de Rosa, Lobisomem, Saci Pererê e Mula Sem Cabeça.

Folclore brasileiro

Superstições

São uma série de crenças populares que não possuem nenhuma explicação, pois as superstições sempre são criadas pela população. As mais conhecidas são: gato preto dá azar, quebrar um espelho dá sete anos de azar, passar por debaixo da escada dá azar, deixar um sapato virado causa a morte da mãe, sexta feira 13 dá azar, trevo de quatro folhas traz sorte, ter uma figa ou pimenta vermelha tira o mal olhado e muitas outras.

Mais sobre Cultura popular brasileira exemplos

Superstições brasileiras

Cantigas de roda

São canções populares que estão relacionadas com brincadeiras feitas numa roda com várias pessoas, sendo esta uma prática comum em todo o Brasil. As mais conhecidas são Marcha Soldado, Samba Lelê, Ciranda Cirandinha, Nesta Rua, Atirei o Pau no Gato, Fui no Tororó e outras.

Brincadeira de roda

A população produz e também participa dos eventos populares de sua região. A cultura popular segue tradições e costumes que são passados para outras gerações e geralmente as pessoas aprendem tudo trabalhando de maneira comunitária para a realização dos eventos.

Saiba mais sobre o Brasil




Thaís
23/08/11

Mais informações por email.

Comentar sobre Cultura popular brasileira exemplos

  1. LEGAL

    demily
  2. naum entendi muito bem mais me ajudou muito…

    sandimara
  3. obrigoda por me ajudar com meu trabalho

    leandro

Destaque

TV Cultura programação Doctor Who

TV Cultura programação Doctor Who

Veja Também

Principais celebridades da TV