Cultura popular brasileira exemplos

A cultura popular brasileira é formada por diversos tipos de manifestações populares, que incluem folclore, superstições e cantigas.

Dança brasileira frevo

O termo “Cultura Popular” define qualquer tipo de manifestação cultural de um determinado país, estado ou cidade referente a danças, literatura, folclore, arte, festas e músicas. Os principais exemplos de manifestações da cultura popular brasileira são: festas folclóricas, literatura de cordel, sambas, carnaval, capoeira, artesanato, contos, fábulas, superstições, lendas urbanas, provérbios, festa junina, frevo, artesanato, lendas urbanas, MPB (Música Popular Brasileira) e cantigas de roda.

                       

Quer saber mais sobre a cultura popular brasileira? Então não deixe de conferir os tópicos abaixo no Portal ZUN.

Folclore

Trata-se de um conjunto de lendas e mitos, que são transmitidos de geração para geração e fazem parte da imaginação da população de cidades do interior, principalmente. A maioria destas lendas e mitos foi criada para assustar as pessoas.

Há várias festas populares que ocorrem nos quatro cantos do Brasil com muitas lendas e estórias contadas oralmente que misturam fatos reais e históricos com os seguintes personagens: Boitatá, Curupira, Boto Cor de Rosa, Lobisomem, Saci Pererê e Mula Sem Cabeça.

Folclore brasileiro

Superstições

São uma série de crenças populares que não possuem nenhuma explicação, pois as superstições sempre são criadas pela população. As mais conhecidas são: gato preto dá azar, quebrar um espelho dá sete anos de azar, passar por debaixo da escada dá azar, deixar um sapato virado causa a morte da mãe, sexta feira 13 dá azar, trevo de quatro folhas traz sorte, ter uma figa ou pimenta vermelha tira o mal olhado e muitas outras.

Superstições brasileiras

Cantigas de roda

São canções populares que estão relacionadas com brincadeiras feitas numa roda com várias pessoas, sendo esta uma prática comum em todo o Brasil. As mais conhecidas são Marcha Soldado, Samba Lelê, Ciranda Cirandinha, Nesta Rua, Atirei o Pau no Gato, Fui no Tororó e outras.

Brincadeira de roda

A população produz e também participa dos eventos populares de sua região. A cultura popular segue tradições e costumes que são passados para outras gerações e geralmente as pessoas aprendem tudo trabalhando de maneira comunitária para a realização dos eventos.

Saiba mais sobre o Brasil

2 votes



Thaís
23/08/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    luan - 10/02/2014

    é legal e gostei já fiz varios trabalhos neste sit

    james de sousa - 17/11/2013

    gostei

    RUAN VICTOR - 06/11/2013

    EU FIS UM ISLAIDE COM ESSAS HISTORIAS :)

    wesley - 16/09/2013

    Me ajudou no dever de historia muito legal...:)

    Lara Viera De Souza - 08/07/2013

    nossa gostei muito ..ai deu para eu aprende mais um pouco Sociedade Colonial Brasileira...muito massa

    Renata Brito - 20/10/2012

    affs perdi meu tenpoo akiiiii