Curiosidades celestes sobre a Lua

O satélite natural da Terra que inspira tantos poetas, compositores e apaixonados também intriga astrônomos e cientistas.

Lua: satélite natural e inspiração dos poetas.

Parte de nós nunca parou para pensar sobre isso, mas todos os planetas possuem um satélite natural que também recebe o nome de lua, porém, só a Lua terrestre recebe sua inicial em maiúsculo. A Lua possui um formato próximo ao esférico diferente da forma terrestre que tem seus polos achatados e, como a Terra, também é iluminada pelo Sol. Aqui estão mais algumas curiosidades sobre a Lua:

                       

Distância e velocidade

Segundo os astrônomos, a Lua está aproximadamente 405.696 km de distância da Terra e gira a uma velocidade de 1,022 km/segundo na sua órbita.

Origem da Lua

Distância entre a Lua e a Terra.Os cientistas apontam três hipóteses para o seu surgimento, porém a mais aceita por todos eles é a que relata a existência de um planeta chamado Theia que teria se chocado com a Terra, ainda em formação, e se desintegrado totalmente, sobrando apenas pedaços de rochas que se juntaram ao redor do campo gravitacional terrestre, formando assim a Lua que conhecemos hoje. A este fenômeno deu-se o nome de “Big Splash”.

Eclipse

Eles ocorrem no período de lua cheia, quando a Terra se encontra alinhada entre a Lua e Sol. O fenômeno não ocorre sempre e tem duração curta porque a Lua possui uma órbita curvada a 6°. O eclipse mais longo de que se tem notícia é datado de 16 de Julho de 2.000 com 1 hora, 47 minutos e 01 segundo de espetáculo.

Face lunar

Fases da Lua: a posição da face não se altera.Você já percebeu que sempre que olhamos para a Lua ela está com a mesma face voltada para a Terra? Isso acontece porque a Lua sofreu uma queda em seu efeito de rotação, pois há muito tempo atrás a Lua girava ao redor de si. Porém como a força da gravidade terrestre é maior que a lunar, seu movimento foi diminuindo, como se a Terra a freasse. O mais sinistro é que foi constatado que está acontecendo o mesmo com nosso planeta, porém vai demorar muitos anos para alcançar a velocidade lunar.

Se você gostou dessas curiosidades e quer saber mais sobre nosso satélite natural acesse o site Click e Aprenda.

 

Nenhum voto, seja o primeiro



Ariane
12/08/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook