Demissão por justa causa motivos

É bom ficar atento aos motivos que podem levar a uma demissão por justa causa, pois neste caso o maior prejudicado será você.

arrumando coisas na caixaUm dos maiores medos entre os trabalhadores é ser demitido, ainda mais se essa demissão for por justa causa, já que neste caso o trabalhador perde muitos direitos. Uma dúvida muito frequente é sobre as razões que levam a empresa a tomar essa atitude, sendo que mais comum é quando o funcionário falta com suas responsabilidades dentro do local de trabalho, não cumprindo suas obrigações, chegando atrasado ou faltando sem nenhum motivo. Para entender melhor, veja outros motivos que levam a uma demissão por justa:

Motivos de demissão justa causa

Furtar alguma coisa da empresa.Homens brigando

         

Agressividade no trato dos colegas, conduta imoral e antiética. Considerando também neste caso o assédio sexual ou moral.

Nos casos de concorrência desleal, quando o empregado exerce concorrência com a empresa.

Violar os segredos da empresa, quando um segredo industrial é repassado a terceiros.

Abandono de emprego, neste caso é preciso ter provas evidentes da falta de interesse do funcionário, o mais comum é o envio de telegramas avisando que compareça sob a pena de abandono de emprego.

Agredir verbalmente ou fisicamente algum colega ou empregador. Só é desconsiderada a ofensa física nos casos de legítima defesa.

Indisciplina ou insubordinação, quando as ordens de um superior ou normas internas não são respeitadas.

Estes são alguns motivos que podem levar a empresa a demitir um funcionário por justa causa, você poderá procurar um sindicato para esclarecer suas dúvidas e saber mais detalhes sobre o assunto. Conseguir um bom emprego está cada vez mais concorrido nos dias de hoje, cumprir corretamente os deveres que foram confiados respeitando sempre seus colegas, superiores é sinônimo de um ambiente saudável, tranquilo e emprego garantido.

Assuntos Relacionados

0 voto



Juliana
24/01/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook