Depressão sintomas físicos

Anda deprimido demais? Cuidado, pode ser depressão. Aqui, abordaremos os sintomas mais comuns apresentados por quem sofre deste mal.

TristezaA depressão, muitas vezes tratada como “frescura”, causa alguns problemas psicológicos como desvalorização da vida e vontade de isolar-se. Entretanto, o que muitos não sabem, é que a depressão também pode causar problemas físicos.

Sintomas

Dores nas costas; dores de cabeça, as chamadas cefalites, sono e fadiga podem estar associados à depressão. Entretanto, se você tem algum ou alguns desses sintomas, não quer necessariamente dizer que esteja com depressão. A depressão é caracterizada principalmente pela profunda tristeza e vontade de isolar-se, mas há ainda outros fatores que podem indicar que a pessoa esteja sofrendo de depressão.

         

dor de cabeça- alterações do apetite ou peso;
- constipação intestinal (prisão de ventre) ou diarreia;
- náuseas;
- sensação de opressão no peito;
- sensação de bolo na garganta;
- dificuldade de respirar, sensação de falta de ar;
- dor no peito;
- perda ou diminuição do desejo sexual.

Mais algum?

CérebroÉ importante estar bem atento aos fatores que podem evidenciar a depressão, pois estes nunca, ou quase nunca, são associados ao problema. Muitas vezes a pessoa queixa-se de dores físicas, mas não relata os sentimentos paralelos a estas dores. O recomendado é falar sobre as dores até que estas sejam extintas.

Porém, há uma explicação para as dores físicas. Em nosso cérebro há diversas substâncias químicas, chamadas neurotransmissores, que conectam as células nervosas.

Esses mediadores, como a serotonina e a noradrenalina, são responsáveis pela regulação do nível de dor. Em pessoas com depressão, esses reguladores encontram-se em menor quantidade, aumentando assim a sensibilidade à dor. Logo, tanto a dor crônica pode causar depressão, quanto a depressão pode causar a dor crônica.

Um estudo publicado na New England Journal of Medicine com 1146 pacientes deprimidos detectou que 69% dos sintomas físicos era dor, além de ansiedade. Entretanto, por terem uma similaridade relativamente alta com outras patologias, fica mais difícil dizer que é depressão, logo no início.

Outro estudo mostra ainda que cerca de 30% dos pacientes apresentam dor como sintoma físico por mais de cinco anos antes de receber o devido diagnóstico correto, e procuram ajuda de especialistas cerca de cinco vezes até que o quadro depressivo seja constatado.

0 voto



Amoedo
13/06/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook