Descobertas arqueológicas recentes no Brasil

A arqueologia é uma das ciências mais importantes para o estudo de antigas civilizações e espécies de animais em solo brasileiro.


Múmia encontrada no metrô em São PauloAs pesquisas por achados arqueológicos sempre foi um fascínio para o homem. No Brasil, essa busca remonta ao século XIX com o dinamarquês Peter Lund, que descobriu ossos humanos e de animais que por aqui estiveram há mais de vinte mil anos.

Oficialmente, D. Pedro II iniciou com o Museu Nacional do Rio de Janeiro as primeiras atividades de pesquisas. Pela sua vasta gama de oportunidades neste campo, e pela dimensão extensa do território, o Brasil tornou-se alvo de muitas pesquisas, principalmente por estrangeiros.

         

Sítios arqueológicos

O governo brasileiro, através de uma Lei de 1961, considerou como de patrimônio nacional todos os sítios arqueológicos até então descobertos, procurando, com isso, preservar os locais da destruição e exploração econômica indevida. Na Wikipédia, você pode conferir a lista de sítios arqueológicos brasileiros.

Descobertas

Alguns estados brasileiros revelaram grandes preciosidades, veja:

Rio Grande do Sul

Em 2011, um tecodonte, animal considerado mais antigo que o dinossauro, foi descoberto em estado preservado num vale do Rio Grande do Sul, que compreende as cidades de Santa Maria, Agudo e Bagé, no geoparque da Paleorrota. Estima-se a sua idade em 238 milhões de anos. Seu estado de preservação conservado foi devido a um soterramento muito rápido.

cerâmica encontrada noa região do rio CanoasSanta Catarina

Em Santa Catarina, na cidade de Campos Novos descobertas apontam a ocupação por migrações ocorridas na pré-história. Resíduos de milho carbonizados foram encontrados em pedaços de cerâmica no vale do Rio Canoas. Datam de 4320 até 340 anos atrás. Concretamente, são evidências de que os habitantes dessa região já eram agricultores.

múmia descoberta no metrô de SPSão Paulo

Em uma obra de Metrô de São Paulo aconteceu, talvez, uma das maiores descobertas arqueológicas no Brasil. Na escavação manual de uma galeria, operários se depararam com uma urna funerária. Era uma múmia muito preservada, como disseram os professores do Departamento de Arqueologia da Universidade Federal. Estimou-se que tinha entre 760 a 810 anos. Nessa época, índios Guaranis Tupac Amaru viveram nessa região.
O IPAHN é o órgão brasileiro responsável pelo controle e supervisão dos achados arqueológicos

1 voto





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. E muito interressante pois estamos aprendedo cada vez mais eu sou holandesa mais gostei desse assulto na e holanda e muito difilço ter isso parabens brasil

    sara
    19/02/13 às 14:56
  2. po gente me ajuda e pro meu trabalho…eu preciso saber de algumas principais descobertas arqueologicas mais recentes sobre a civilizacao muito conhecida

    Luizesouz
    22/08/12 às 21:00

X
Curta a página