Desinfetar verduras água sanitária

Desinfetar verduras água sanitária

Desinfetar ou higienizar verduras, legumes e frutas é essencial para manter microrganismos patogênicos e aditivos longe dos alimentos.

Verduras de molhoHábitos alimentares saudáveis ajudam a garantir uma boa saúde e qualidade de vida, entretanto, para que isso seja 100% natural e benéfico é preciso que seja feita a higienização correta das frutas, verduras e legumes, pois somente assim é possível eliminar bactérias, larvas e até mesmo aditivos químicos usados na plantação dos alimentos.

Quando se tem uma alimentação rica em verduras, legumes e frutas é possível ter benefícios dos mais variados possíveis, conseguindo uma enorme gama de nutrientes, vitaminas e sais minerais, mas, para que isso seja bem aproveitado veja como deve ser feita a higienização correta dos alimentos:
Mãe e filha lavando verdura

Água sanitária

Também é conhecida como hipoclorito de sódio ou solução clorada. Para a higienização dos alimentos é preciso separar uma garrafa para a higienização, evitando a contaminação cruzada ou comprar uma solução clorada pronta indicada para desinfetar alimentos.

Mais sobre desinfetar verduras água sanitária

Para desinfetar basta colocar uma colher de sopa de água sanitária em cada litro de água, deixando a solução agir de 15 a 30 minutos na verdura Após este tempo, lave-as em água corrente para retirar todos os resíduos de solução clorada.
Lavar verduras em água corrente

Solução com Hidrosteril

Este produto é vendido em supermercados e feiras. É um produto preparado com permanganato de potássio e hipoclorito de sódio e é ótimo para desinfetar e higienizar alimentos, eliminando qualquer tipo de bactéria, larva ou resíduo de agrotóxico e outras substâncias de contaminação. Coloque duas gotas do produto em cada meio litro de água e deixe agir por 15 minutos . Depois, lave os alimentos em água corrente.

Muitas donas de casa fazem essa higienização dos alimentos naturais com uma solução de vinagre, porém, o mesmo não mata as bactérias e larvas, mas faz com que as mesmas se soltem das folhas das verduras, por isso, é preciso lavá-las novamente. A solução de vinagre é duas colheres para cada litro de água. Deixe agir por 30 minutos. As soluções também podem ser usadas para a higienização de frutas e legumes.

23/09/11 por Thaís

   

Mais informações por email

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Instagram
YouTube
Facebook