Desperdício de alimentos no Brasil

Uma das causas da fome, o desperdício de alimentos pode ser evitado de diversas maneiras. Como isso acontece e como evitar esse processo?

Alimentos que mais são desperdiçadosMesmo com muita fome, estudos revelam que pelo menos um terço dos alimentos produzidos no mundo inteiro é desperdiçado, ou seja, um terço da produção mundial é jogado no lixo ou se perde pelo caminho; e o pior de tudo é que essa quantidade de alimentos desperdiçados poderia erradicar completamente a fome do planeta – drama que atinge cerca de 900 milhões de pessoas.

O desperdício de alimentos ocorre de diversas formas que se diferenciam nos países ricos e pobres. Nos países desenvolvidos, o desperdício dos alimentos ocorre porque parte da comida vai para o lixo antes do vencimento. Nos países emergentes, o desperdício ocorre na produção, colheita e processamento.

         
Alimentos sendo desperdiçados

Um simples desperdicio às vezes se transforma...

Na América Latina que é onde o Brasil está localizado, a maior causa de desperdício dos alimentos ocorre no cultivo de frutas e vegetais, pois cerca de 40% desses alimentos são desperdiçados durante o processo de produção, colheita e embalagem.

Cerca de 1,3 bilhões de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente e essa quantidade é igual à metade de toda a colheita de grãos no mundo inteiro. Os países desenvolvidos desperdiçam cerca de 670 milhões de toneladas de alimentos por ano, valor correspondente à quantidade da produção dos países que estão em desenvolvimento.

Destinos e números

Em países ricos, os alimentos vão para o lixo antes mesmo de vencer a data e validade (alimentos que poderiam ser reaproveitados pelos outros). Na Europa e na América do Norte, cada pessoa desperdiça de 95 a 115 quilos de alimento por ano. Já no Brasil, cada pessoa de classe média, desperdiça 182,5 quilos de alimentos. Os alimentos mais desperdiçados são as hortaliças, frutas, tubérculos e raízes, causando um impacto negativo na economia do país e do mundo. Em países emergentes, o problema maior está na falta de estrutura para produzir alimentos.

Montanha de alimentos desperdiçados

... nessa montanha de alimentos desperdiçados.

Já nos países ricos e em desenvolvidos, o problema é o comportamento dos consumidores, pois a quantidade de alimento desperdiçado nos países industrializados chega ao volume dos alimentos produzidos pelos países pobres, como por exemplo a África. No Brasil, estima-se que cerca de 30% dos alimentos produzidos vai para o lixo e sem nenhum tipo de reaproveitamento. No Brasil, as principais causas de desperdício são: falta de treinamento da mão de obra, problemas no manuseio das frutas, verduras e legumes quando é feita a colheita e o transporte.

A quantidade de alimentos desperdiçados no Brasil poderia servir cerca de 62 milhões de pessoas no mundo. Mais de 60% do que é plantado no Brasil é perdida entre a colheita, processamento, transporte e hábitos alimentares. A cada ano esse número aumenta ainda mais e o valor total do desperdício é dividido: 10% na colheita, 50% no manuseio e transporte, 30% no abastecimento e 10% nos supermercados e na casa dos consumidores.

Akatu

Assuntos Relacionados

0 voto



Thaís
22/07/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. adore vai mim ajuda bastante com o trabalho de geo

    geyse
    29/07/13 às 14:14
  2. consciência é fundamental!gostei das informações,vão me ajudar bastante no trabalho escolar.

    karine lacerda
    10/07/13 às 13:06
  3. muito importante esse assunto alem de me ajudar em um trabalho,me ajudou tambem a ver como o desperdicio e grande tanto no brasil quanto no mundo,deixando a minha mente aberta para esse problema

    beatriz fernandes
    19/06/13 às 23:28
  4. muito importante esse assunto alem de me ajudar em um trabalho,me ajudou tambem a ver como o desperdicio e grande tanto no brasil quanto no mundo,deixando minha mente aberta para esse problema 

    Cecefutbol
    20/10/12 às 16:35
  5. muito legal esssa coisa ai de alimento eu disperdicio muito e vou continuar disperdisando isso nao ajuda ninguem

    busecreudes
    17/02/12 às 14:49