DETRAN SP multas IPVA

O IPVA é um imposto recolhido anualmente pelo DETRAN SP. Confira como efetuar o pagamento em dia e ficar longe das multas e infrações.

IPVA

Um dos impostos mais conhecidos no país é o IPVA, Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor que sempre nos dá o ar da graça a cada início de ano. Emitido pelo órgão da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, o IPVA é recolhido pelo DETRAN SP, órgão público responsável pela administração do trânsito do Brasil. Por isso, todo ano é obrigatório que todos aqueles que possuem um veículo automotor registrado em seu nome prestem contas referentes ao IPVA para o DETRAN SP, sendo que 50% do valor arrecadado vão para o munícipio e a outra metade ao governo do estado que são destinados para áreas como saúde, educação e saneamento básico. E, se você é proprietário de um veículo automotor com até 20 anos de fabricação, mas não sabe como proceder, confira maiores informações:

DETRAN SP IPVA vencimento

CarrosO vencimento do IPVA segue uma tabela referente ao final da placa de cada veículo, por isso, para efetuar o pagamento em dia do seu IPVA e garantir o desconto no valor total, fique atento à tabela de IPVA disponível no site do DETRAN SP. O pagamento do IPVA poderá ser efetuado em uma única parcela ou em até três parcelas mensais, mas para os proprietários que efetuarem o pagamento em cota única terão 3% de desconto.

DETRAN SP IPVA valor

Cálculo IPVAO IPVA é recolhido pelos DETRAN de todos os estados, mas, o DETRAN SP é o órgão que mais possui contribuintes. Para obter o valor total do IPVA a ser pago é preciso saber o valor médio do veículo no mercado estipulado pela tabela FIPE e multiplicá-lo pela alíquota correspondente ao modelo de veículo. Para fazer o cálculo do IPVA, a alíquota é de 4% para automóveis movidos com gasolina ou Flex, 3% para automóveis que só rodam com álcool, gás ou eletricidade, de 2% para caminhonetes, motocicletas, ônibus e micro-ônibus e de 1,5% para caminhões.

DETRAN SP multas IPVA

Documento de veículoÉ necessário ressaltar que o automóvel que possui o IPVA atrasado, automaticamente encontra-se com o com o DPVAT e licenciamento do veículo em atraso, o que deixa passível a apreensão do veículo, multas e perda de pontos na CNH. O IPVA atrasado tem um acréscimo de multas de mora de 20% e juros de 1% ao mês.

IPVA atrasado onde pagar

Para aqueles proprietários que não efetuarem o pagamento do IPVA em dia é preciso ficar atento à cobrança de multas e juros que são somados mensalmente ao valor do IPVA. Para consultar o valor do IPVA acrescido de multas acesse o site da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo tendo em mãos o número do CPF do proprietário do veículo e o número do RENAVAM do veículo e, em seguida, aparecerão os débitos com opções para efetuar o pagamento parcial, em que você escolhe a melhor maneira para liquidar a dívida. É importante ressaltar que o pagamento parcial do IPVA não libera o licenciamento do veículo feito pelo DETRAN SP.

Mais sobre DETRAN SP multas IPVA

No início de cada ano, fique atenta a tabela do IPVA para garantir os descontos e ficar longe de multas, perda de pontos na CNH e apreensão do veículo.

Para saber mais sobre o DETRAN SP, confira um vídeo do Portal Zun no Youtube sobre DETRAN SP multas consulta RENAVAM.




Thaís
05/03/13

Mais informações por email.

Comentar sobre DETRAN SP multas IPVA

Destaque

DETRAN SP RENAVAM multas

DETRAN SP RENAVAM multas