DETRAN SP pontuação carteira habilitação

Para conter as infrações de trânsito, o DENATRAN desenvolveu um sistema que, além de multar, adiciona pontos na CNH do infrator.

Mulher mostrando CNH.O sistema de pontuação na carteira de habilitação foi uma alternativa para tentar coibir a má conduta no trânsito. A base de funcionamento do sistema é a seguinte: se o motorista acumular 20 pontos (abaixo, citaremos exemplos das pontuações referentes às infrações mais comuns) no período de 1 ano após a primeira infração, sua Carteira Nacional de Habilitação será suspensa. Se após a primeira infração cometida, se passar um período de 12 meses, a pontuação resultante da citada infração será abatida, e assim acontece sucessivamente.

Ao atingir ou ultrapassar os 20 pontos na carteira, o motorista sofrerá um processo administrativo que decidirá a respeito da suspensão de seu direito de dirigir. O condutor é notificado de seu excesso e terá um prazo de 60 dias para apresentar sua defesa. Se não apresentá-la, o motorista será julgado de acordo com as normas do DETRAN de cada estado.

                       

Após a falha da defesa ou a expiração do prazo de 60 dias, a carteira do condutor será cassada e este deverá solicitar um novo documento, que só será emitido após a frequência e aprovação em um curso de reciclagem de motoristas, realizado em autoescolas de todo o país sob o controle do DETRAN de seu estado.

DETRAN SP pontuação CNH SP

Polícia multandoO sistema de distribuição da pontuação pela carteira vai de acordo com níveis pré-determinados de atribuição, de acordo com categorias de infração. As multas leves, que caracterizam infrações como buzinar em locais proibidos, estacionar no acostamento ou usar farol alto quando não houver necessidade, acarretam 3 pontos na carteira. Infrações como atirar objetos de dentro do veículo ou deixar de dar passagem pela esquerda configuram infrações médias e resultam em 4 pontos. As multas graves acarretam 5 pontos na carteira e acontecem se o condutor deixar de usar cinto de segurança, conduzir veículo com defeito, entre outros. O mais alto grau de infração é o gravíssimo e corresponde a 7 pontos na carteira.

A penalidade acontece em casos como condução de veículo sem utilizar as placas de identificação obrigatórias, desobediência de sinal de trânsito ou dirigir embriagado. A lista completa com as infrações pode ser encontrada no site PopPop.

DETRAN SP pontuação multa

Guarda multando Justin BieberAssim como a distribuição de pontos, os valores das multas para cada grau de infração também são pré-estabelecidos. Separados também nas categorias leve, média, grave e gravíssima, os valores das multas para infrações de trânsito variam de acordo com o aumento na pontuação acrescida à carteira do condutor. Como é muito grande a quantidade de diferentes infrações catalogadas na legislação brasileira de trânsito, é comum os condutores em geral não conhecerem o valor das multas específicas para cada infração, e até mesmo, algumas vezes, nos deparamos com condutores que nem sabem se determinada atitude tomada no trânsito é cabível ou não de penalidade.

A informação é uma das melhores maneiras de se comportar no trânsito de acordo com a lei. Saiba mais sobre este assunto no site do DENATRAN.

 

No canal do Portal ZUN no Youtube você confere mais informações sobre DETRAN SP pontuação na carteira de habilitação:

Nenhum voto, seja o primeiro



Amoedo
30/07/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook