Deuses da mitologia egípcia

Os deuses presentes na mitologia egípcia, de acordo com histórias viveram realmente, conheçam alguns dos mais importantes.

deuses egípcios desenhados nas paredes.Os deuses presentes na mitologia egípcia, são aqueles que nos tempos antigos, reinaram como faraós, especificamente no período dinástico. Desta maneira, as lendas sobre eles, de acordo com o povo, foram originadas de histórias que realmente aconteceram naquela época. Nas adorações de cultos, estes eram representados por animais sagrados, eleitos segundo sinais de deuses, e assim entronizados em um lugar especial. Quando morriam, todos os seus pertences e também estes animais, eram mumificados e enterrados em cemitérios privativos, em louvor de sua honra.

deus Toth.deus Rá.Principal deus da religião egípcia simboliza o sol. Os cultos oferecidos a ele ocorriam na cidade de Heliópolis, na qual era identificado com o deus Atum. Segundo algumas lendas, todas as formas de vida existente no mundo foram originadas por Rá, de acordo com outros mitos, os seres humanos foram compostos primeiramente pelas lágrimas e suor que vinham de seu corpo.

                       

Toth

Simboliza a inteligência, e é representante da lua. Possuía a aparência de um escriba com a cabeça de uma ave chamada íbis, a qual era consagrada a este deus. Destaca-se por ser de extrema importância no ciclo lunar egípcio e por ser considerado conselheiro de Rá.

Anúbis

Hórus.Anúbis.Representa os mortos e o submundo, tendo aparência de um homem com cabeça de chacal. Pela mitologia egípcia, é considerado símbolo da vida após a morte, identificado através da mumificação. Antigamente era o deus dos mortos de maior importância, mas foi substituído por Osíris.

Hórus

Representante dos céus, este deus foi filho de Osíris. Com corpo de homem e cabeça de falcão, na qual seus olhos simbolizavam o sol e a lua. Matou o deus Seth, vingando a morte de seu pai e assumindo o trono como rei do Egito. Quando lutava, perdeu um de seus olhos, e em seu lugar, foi colocado um amuleto de serpente, que representava o poder real.

Além desses deuses da mitologia egípcia, também podemos encontrar: Hathor, Khnum, Maet e outros, que também foram muito importantes.

Assuntos Relacionados

Nenhum voto, seja o primeiro




Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook