Diabetes gestacional o que comer

A diabetes gestacional é um problema que atingi 4% das gestantes, embora não seja grave, mas requer cuidados, como na alimentação.


Grávida comendo brócolisA diabetes é um problema no metabolismo de origem múltipla que é decorrente da falta de insulina ou da incapacidade da insulina em exercer sua função principal no organismo, que é diminuir a taxa de glicose na corrente sanguínea.

Há 3 tipos de diabetes e uma delas é a diabetes gestacional, um problema caracterizado pelo aumento do nível de glicose no sangue que aparece pela primeira vez na gestação. Um problema que atinge cerca de 4% das gestantes. Conheça os sintomas e o que pode e não comer na diabetes gestacional:

         

Sintomas

Paciente no médicoA diabetes gestacional aparece porque o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente. Já os sintomas variam, mas há alguns mais comuns como o ganho excessivo de peso na gestação, inchaço, bulimia que é a ingestão exagerada de comida, visão turva, oscilações constantes de humor, vômitos incontroláveis e urina abundante.

Alimentação

Depois de diagnosticado a diabetes é preciso que a gestante tome muito cuidado com a sua alimentação que deve ser balanceada e equilibrada e com a prática de exercícios físicos. Confira o que pode e não pode comer na diabetes gestacional:

O que comer

Grávida com maçã e chocolate nas mãosFrutas frescas, coloridas e de preferência de época, carnes magras, porque a gordura aumenta e muito os níveis de glicose no sangue, por isso, coma duas a três vezes na semana peixes e frangos assados, cereais integrais ricos em fibras, legumes crus ou cozidos como alho, cebola, alcachofra, cenoura, couve, agrião, berinjela, abóbora e repolho, verduras coloridas, leite e seus derivados desnatados e muita água.

O que não comer

As gestantes diabéticas devem eliminar da sua alimentação alimentos refinados como farinhas e açúcar, bebidas alcóolicas, doces refinados como chocolate ao leite, bolos, leite condensado e pudins, leite e derivados com muita gordura, alimentos fritos, alimentos ricos em gordura, embutidos, carnes gordas e condimento em geral.

Além da alimentação, o exame do pré-natal é essencial para uma gravidez saudável.

Assuntos Relacionados

0 voto



Thaís
16/03/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook

X
Curta a página