Dicas para a redação do ENEM

A parte mais temida do Exame Nacional do Ensino Médio por muitos estudantes é a redação. Veja boas dicas para se dar bem neste quesito.

Menina com balão de pensamento

Uma das provas mais esperadas no ano pelos estudantes brasileiros é o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, pois é através dele que muitos estudantes conseguem ingressar nas faculdades públicas e privadas do país. Aplicado em dois dias seguidos, o ENEM é composto de 180 questões de múltipla escolha que envolvem áreas como ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e códigos, matemática e a redação, feita no último dia do exame e que sempre gera muita preocupação entre os candidatos.

Com uma estrutura de texto de gênero dissertação-argumentativa, o ENEM exige que o candidato exponha suas ideias e opiniões sempre de maneira clara e convincente. Mas, como a redação costuma sempre ser o terror dos estudantes, confira aqui no Portal ZUN algumas dicas de como se dar bem na redação e garantir uma boa nota no exame.

Como fazer uma boa redação no ENEM?

A temática proposta no ENEM costuma sempre ter um cunho social associado a outras esferas como a cultura e a política, por isso, saber argumentar sobre esses temas é essencial. No enunciado da redação há alguns textos interligados que fazem uma comparação sobre o tema proposto. Abuse dessas informações, sempre fazendo observações e comparações a nível político, comportamental, social, cultural e econômico.

O gênero dissertação-argumentativa é fundamentado com explicações e argumentos relatados no desenvolvimento do texto a fim de formar e explicar sua opinião ao leitor e, por último, é feita uma análise para convencer o leitor com base nos argumentos e explicações elaborados.

Menina-escrevendo-e-estudando

A redação do Enem tem como estrutura a introdução ou tese onde se apresenta a ideia principal e o posicionamento do autor, em seguida, é o desenvolvimento de argumentos com exemplos, fatos, dados, citações e comparações e, por último, se faz uma conclusão e análise da tese ou ideia principal do texto, propondo sempre soluções e opiniões para o problema discutido.

Erros comuns em redações do ENEM

Por se tratar de um exame de ensino médio, normalmente a banca no ENEM não exige dos estudantes termos difíceis, mas os corretores são exigentes no quesito coerência, clareza, simplicidade e conhecimento da língua portuguesa, levando sempre em consideração o domínio da norma padrão da língua escrita, compreensão do tema proposto, capacidade de relacionar informações, construção de argumentos e capacidade de elaborar proposta de intervenção aos problemas expostos.

palavras escritas erradas

Mais sobre Dicas para a redação do ENEM

Entre os erros mais comuns encontrados nas redações do ENEM que acabam por zerar a redação são com relação ao uso de gírias e expressões típicas, erro na regência verbal e nominal, períodos longos, cópia de textos do enunciado e uso de expressões na primeira pessoa.

Possíveis temas das redações do ENEM

Como o exame do ENEM gosta de assuntos humanísticos, nacionais e internacionais como tema da redação, é possível apostar em alguns possíveis temas para a redação, entre eles: a Primavera Árabe, MP dos Portos, importação de médicos, plebiscito na reforma política, espionagem americana de dados brasileiros, a participação do jovem na sociedade, enfim, assuntos abordados no decorrer do ano.

Estudante-fazendo-prova-do-ENEM

E, entre as dicas dadas pelos especialistas no assunto, o ideal é praticar com os possíveis temas da redação.

Quer saber mais sobre a redação do ENEM? Confira um vídeo do Youtube que traz dicas de redação do ENEM:




Thaís
25/09/13

Mais informações por email.

Comentar sobre Dicas para a redação do ENEM

Destaque

Como se sair bem em uma entrevista de emprego

Como se sair bem em uma entrevista de emprego