Dicas para planejamento escolar

Uma boa aula deve ser planejada com antecedência, e, para isso, existem uma séries de dicas e parâmetros de planejamento.

Plano de aulaDar aulas e ensinar as pessoas um pouco daquilo que você aprendeu é um dom e exige muita dedicação, planejamento, paciência e organização para que tudo saia da melhor maneira possível e para que todos, ou pelo menos a maioria, aprendam algo de útil em suas aulas.
O planejamento de uma aula é de extrema importância para o cotidiano dos professores, proporcionando um trabalho mais coeso. Planejar é o melhor caminho para se dar uma boa aula; por isso, se você ainda é novo nisso ou pretende melhorar o seu planejamento de aula para que a mesma fique mais dinâmica, divertida, produtiva e que a maioria dos alunos gostem, confira aqui algumas dicas de como realizar um planejamento escolar:

Continuidade

Professor em sala dos professoresO planejamento das aulas deve ser um processo contínuo e delicado, o qual deve ser alterado sempre de acordo com a atualidade e também levando sempre em consideração as necessidades das diferentes turmas que você leciona. Para que tudo saia corretamente, lembre-se que um planejamento só irá funcionar quando a realidade da sala é colocada no papel, levando sempre em consideração o nível de conhecimento, o grau de rapidez e agilidade no aprendizado, além do interesse dos alunos.

                       

Bagagem

Professora estudandoPara que você possa ensinar outras pessoas é preciso que você tenha o máximo de conhecimento possível, pois isso, o dilema de um professor é estudar muito para conseguir ensinar bem, afinal só se pode ensinar aquilo que se sabe, por isso, amplie e busque cada vez mais os seus conhecimentos sobre o que você ensina.

Trabalho em equipe

Para planejar uma boa aula, é indicado que o professor realize o seu planejamento em conjunto, ou seja, monte o seu planejamento com os colegas professores, coordenadores pedagógicos e também com dicas dos próprios alunos, voltado sempre para a melhora dos resultados em sala de aula. A troca de informações e ideias é muito importante na construção de um planejamento escolar eficiente.

Interligação

Aula de química sobre o ácido ascórbicoÉ preciso também que os professores se preocupem em fazer ligações e relacionar as atividades e matérias apresentadas aos seus alunos; afinal, a maioria dos conteúdos estão correlacionados. Não é indicado o professor pedir um trabalho que não tenha nada parecido com a matéria estudada; por isso, proponha sempre trabalhos em grupos ou individuais que tenham a ver com a matéria que estão aprendendo ou quando não for possível concluir uma matéria por falta de tempo, peça que seus alunos apontem as dúvidas e peça pesquisas relacionadas.

Quando se está planejando o melhor plano de aula é como se você estivesse criando uma oportunidade de pensar em novas formas de motivar suas aulas e até mesmo os seus alunos, apresentando a eles uma nova maneira de lidar com todos os conteúdos didáticos, trabalhando sempre com metodologias diversificadas, levando sempre em consideração as dicas e opiniões de seus alunos, afinal, para que tudo saia de maneira correta e eficiente é preciso que o professor e os alunos aceitem e gostem da ideia. Toda reflexão é uma maneira de melhorar o planejamento escolar.

1 voto



Thaís
26/07/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook