Dicas para plantar alface

O preparo da terra para o plantio de alface é fundamental para obter folhas lindas e saborosas. Bom cultivo gera bons resultados.


Pés de alface A alface (Lactuca sativa) é uma hortaliça que pertence à família Asteraceae junto com a alcachofra, almeirão e escarola. Ela requer cuidados especiais no que diz respeito à água, pois se não for irrigada da maneira correta ela poderá ter um mau crescimento com folhas pequenas e rijas de má formação.

Plantio

Pode ser feito em grandes áreas para comercialização ou mesmo em pequenas hortas em casa, é necessário que o solo seja de baixa acidez, com matéria orgânica e de textura mediana. O clima ameno é ideal para o cultivo entre 20 e 25 graus célsius, o plantio em canteiros deverá conter um espaçamento de trinta centímetros entre as plantas se for das comuns, já para a alface americana o ideal é de 35 centímetros. Se optar por plantar em caixotes é necessário que haja 25 centímetros de altura para o bom desenvolvimento da hortaliça.

         

As sementes

Sementes de alfacePodem ser encontradas em casas especializadas de plantio, casas agropecuárias, cooperativas ou até mesmo em supermercados que vendem sachês de sementes de várias verduras. Primeiramente plante as sementes fazendo buracos na terra com um centímetro de profundidade e 10 centímetros de distância jogue-as de maneira que fiquei alinhadas, espere por volta de cinco dias até que se transformem em mudas de 5 a 7 centímetros, e depois disso plante-as novamente na terra com solo fofo, adubado e macio.

Solo

Evite realizar o plantio em solo possível de encharcar para que não apareçam doenças na raiz, irrigue diariamente pela manhã ou ao entardecer, ache a melhor maneira de cultiva-la, pois tudo vai depender do clima e da região onde foi plantada. O baixo custo no plantio e cultivo dessa hortaliça faz dela uma das saladas mais assíduas na mesa do brasileiro, pois você gastará em média 20 reais pra plantar e cultivar um metro quadrado de canteiro já incluindo gastos com a irrigação.

Colheita

AlfaceApós o plantio a colheita poderá ser feita de 50 a 90 dias dependendo da região e também do clima. No verão, por exemplo, os pés podem ser colhidos entre 50 e 70 dias e no inverno devido ao tempo gelado leva de 80 a 90 dias em média para colher.

Além de ser utilizada na culinária para saladas e nos lanches, a alface é usada também para manter o bem estar de sua saúde , pois é fonte de vitaminas, sais minerais, além de agir como calmante, ser diurética, e uma boa aliada do combate à bronquite e reumatismo.

Vale a pena consumir a alface e ter uma vida ainda mais saudável diariamente.

0 voto



Lucimari
28/06/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. boa noite, quero saber quantas cemente de alface devo colocar na cova?
    espero sua resposta e obrigado pelas informação.

    joão paulo
    12/11/13 às 19:13
  2. as informações são muito importantes e incentivadoras para pessoas que quer trabalhar ortas em geral. mas, deve existir algum programa em cada municipio brasileiro, ou coperativa que venha capacitar pequenos investidores e agricultor.

    sheila ferreira rocha
    16/07/13 às 13:32

X
Curta a página