Dicas para uma dieta infantil saudável

A cada dia que passa o número de crianças desnutridas ou obesas aumenta e muito. Veja algumas dicas para uma dieta infantil saudável.

Garoto se alimentandoExpostos cada vez mais cedo a alimentos industrializados, hábitos alimentares inadequados e ao sedentarismo, as crianças da sociedade atual são mais propícias a sofrerem com problemas de saúde, entre eles o colesterol alto, sobrepeso e obesidade, cada vez mais comum na sociedade.

Os hábitos alimentares da criança começam a ser formado a partir do contato com o aleitamento materno e da dieta materna que, por meio do leite, a criança tem contato com aromas e sabores diferentes. Mas, a fase de maior importância é quando se começa a introduzir alimentos sólidos, onde devem ser priorizados os alimentos naturais e in natura.

Mas, com uma sociedade cada vez mais industrializada, os pais acabam optando por alimentos industrializados e que fazem parte da rotina alimentar da família, causando então, o aparecimento de problemas como colesterol alto, sobrepeso e, em alguns casos, desnutrição. Confira dicas de dietas infantis:

Dieta infantil para colesterol alto

Garota segurando vasilha com legumes

Um problema que antes só preocupava os adultos vem fazendo parte do dia a dia de muitas crianças e isso se deve ao hábito alimentar incorreto, ou seja, atualmente as crianças comem alimentos congelados, embutidos, industrializados, enfim, pouquíssimas crianças tem o hábito de comer frutas, legumes e verduras.

Entre as dicas para diminuir o colesterol das crianças é investir em pratos saudáveis e nutritivos, ou seja, introduzir no hábito alimentar da criança verduras, frutas e legumes. Além disso, é preciso ensinar os horários das refeições e evitar comprar bolachas recheadas, bombons, salgadinhos em geral, refrigerantes, lanches calóricos, sorvetes, doces em geral e frituras.

O ponto chave é ensinar as crianças a comerem bem e de maneira saudável, por isso, ofereça sucos naturais, legumes cozidos, tortas de legumes, saladas, frutas picadas, leite e iogurtes e pães e bolachas integrais.

Dieta infantil para emagrecer

Menino obeso segurando talheres

O número de crianças com sobrepeso e obesidade só aumentam no Brasil e no mundo, por isso investir em uma dieta saudável com alimentos naturais e preparações nutritivas é a única maneira de evitar e prevenir o ganho de peso das crianças.

Em uma dieta infantil para emagrecer não é preciso contar os alimentos, mas ensinar as crianças a comê-los nos horários corretos e nas quantidades adequadas, por isso, fazer de cinco a seis refeições diárias é essencial para um desenvolvimento correto da criança e entre os alimentos recomendados estão às frutas, legumes e verduras, bem como, leites e derivados, leguminosas, ovo e carnes, tudo preparado sem adição de açúcar, sal ou óleo em excesso e oferecido na quantidade indicada para a idade da criança.

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Dieta infantil para engordar

Mãe alimentando filha

Tanto no Brasil como no mundo encontramos dois extremos, a desnutrição e a obesidade infantil e a luta é constante para trazer melhor qualidade de vida para os dois lados da moeda. No caso de uma dieta infantil para uma criança que precisa engordar, os alimentos devem ser introduzidos pouco a pouco para que a criança crie um laço com o alimento e saiba selecionar aquilo que gosta e realmente não gosta.

E, se mesmo assim, a criança não apresentar ganho de peso, a dica é investir em fórmulas nutritivas que complementam o aporte nutricional e ajudam a melhorar o quadro de desnutrição.

É importante salientar que cada caso é um caso e o cuidado nutricional deve ser feito por profissionais capacitados e responsáveis.

No vídeo abaixo a nutricionista de O Carrossel dá ótimas dicas de alimentação saudável infantil.




Thaís
11/02/14

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