Dicas pratos ceia de Natal

A ceia de natal é desejada por todos, mas que tal mudar o cardápio e surpreender toda a família? Confira dicas de pratos para o Natal.

Família festejando o NatalCom a chegada das festas de fim de ano as pessoas já começam a pensar nos preparativos para a festa de Natal e o ponto mais importante é o planejamento de quais serão os principais pratos para a ceia de Natal. A preparação da ceia agrada a todos, afinal, a ceia de Natal é o momento em que todos os familiares se reúnem para comemorar o dia do nascimento de Jesus de Nazaré e, por isso, neste dia tudo deve estar perfeito. Para evitar inconvenientes as dicas são investir em uma boa organização e dividir as tarefas para não sobrecarregar.

Há os famosos pratos tradicionais feitos pelas famílias que festejam este dia, porém, nada mais gostoso do que variar no cardápio e buscar por dicas e preparações novas.

Confira várias opções e dicas para deixar a sua ceia de Natal ainda mais saborosa com pratos muito saborosos:

Ceia de Natal pratos tradicionais

No Natal os pratos tradicionais da ceia não saem da lista de preparações de muitas famílias, afinal, muitos deles são preparados somente para esta data festiva, o que aguça ainda mais o apetite familiar. Os pratos tradicionais usados como entrada na ceia são as famosas saladas verdes e tropicais e como prato principal não pode faltar às carnes como o pernil, peru, chester, lombo e tender e como acompanhamentos tradicionais estão o arroz com frutas secas, o bacalhau e a lentilha. Os pratos doces tradicionais são: a rabanada, panetone e chocotone.

Ceia de natal pratos tradicionais

Dicas de ceia de Natal simples e barata

Além dos pratos tradicionais é possível mudar o cardápio e fazer algumas preparações mais simples e econômicas, mas bem saborosas. Há várias opções e dicas de como fazer uma ceia de Natal simples e barata e não deixar a desejar. As dicas para economizar no Natal é investir nas frutas de época como uva, frutas vermelhas, abacaxi, melancia e lichia e também por legumes e verduras que acabam por deixar a ceia ainda mais colorida, saudável e gostosa, além de não exigir muito trabalho para preparar. Entre as dicas para a entrada em uma ceia de Natal econômica estão os pratos salgados preparados com verduras e legumes, como por exemplo, salada de batatas com ervas, salpicão, salada de bacalhau e salada de maionese. Já como prato principal destacam-se as preparações assadas que são simples e fáceis de fazer e como acompanhamentos são indicados o arroz assado com legumes, tortas recheadas, legumes gratinados, flan de palmito e farofas de frutas secas. E entre os doces simples e baratos estão o mousse de abacaxi, pavê de frutas, mousse de chocolate, espuma de morango, mousse de iogurte, sorvetes, panetone e chocotone.

Ceia de natal simples e barata

Ceia de Natal pratos doces

Os pratos doces são os mais cobiçados na ceia de Natal, afinal, quem não gosta de um doce saboroso depois de comer todos aqueles pratos salgados magníficos feitos somente no Natal. Há várias opções e dicas de pratos doces como o pudim de leite condensado, manjar com ameixa, bolo de Natal, pavê trufado de chocotone, torta de frutas com panetone, minipanetone com sorvete e creme, bolo de nozes, rabanada com chocolate, mousse de maracujá ou chocolate, pavê de chocolate, brownie com castanhas e outros.

Ceia de natal pratos doces

Mais sobre Dicas pratos ceia de Natal

Dicas para ceia de Natal light

Para aqueles que querem aproveitar o melhor da ceia de Natal, mas sem ganhar muitas calorias extras, a melhor opção são os pratos light de Natal, as quais são mais saudáveis e menos calóricos. Entre as dicas de receitas light para entrada é indicado às saladas verdes ou coloridas, por exemplo, salada de agrião com tomate, cereja e mussarela de búfala. Já como prato principal pode-se optar por peru assado, arroz integral com uva passa e nozes e de sobremesa as frutas secas, mousse de maracujá e sorvetes de frutas são ideais para quem deseja curtir o Natal sem engordar muito.

Ceia de Natal light

Há diversas dicas de pratos para melhorar seu cardápio natalino e surpreender os familiares, basta usar a criatividade. No site M de Mulher você pode ter todas as receitas das sugestões que passamos com dicas de pratos de ceia de Natal e muitas outras.

Lembrando que o ideal é escolher os pratos da ceia de Natal o quanto antes e comprar os ingredientes com antecedência e depois é só curtir essa noite maravilhosa!

Confira um vídeo do Youtube que selecionamos com dicas de um chef de cozinha sobre como fazer uma deliciosa e econômica Ceia de Natal.

Confira mais dicas de pratos para ceia de Natal




Thaís
28/11/12

Mais informações por email.

Comentar sobre Dicas pratos ceia de Natal

Destaque

Alimentos que ajudam a dormir melhor

Alimentos que ajudam a dormir melhor