Dieta pós cirurgia bariátrica

A cirurgia bariátrica é um método muito eficaz no tratamento da obesidade, mas que implica cuidados e mudança de hábitos alimentares.

Dieta pós cirurgia bariátricaA obesidade pode ser causada por herança genética, erros na alimentação e pelo sedentarismo. É uma doença crônica que não tem cura, porém, pode ser controlada. Se, por causa genética, a única forma de intervenção é pela alimentação e atividade física. Sendo assim, a cirurgia bariátrica tem sido um método bastante eficiente no tratamento da obesidade mórbida e no controle de peso. É um procedimento que exige mudança nos hábitos alimentares não só para perder peso com saúde, como também, para mantê-lo.

Procedimentos cirúrgicos

Ilustração de uma cirurgia bariátrica feita por anelBypass gástrico – se exclui parte do intestino delgado da digestão, colocando-se um anel ao redor do reservatório gástrico.
Banda gástrica ajustável – coloca-se um pequeno anel de silicone ao redor da parte de cima do estômago, dividindo-o em duas partes, ficando os alimentos, na menor.
Balão intragástrico – o balão é introduzido murcho através de endoscopia, sendo inflado ocupa espaço, o que causa sensação de saciedade.
Gastrectomia vertical – retira-se 70% do estômago via laparoscopia e da parte que restou, faz-se uma adaptação para receber os alimentos e absorver os nutrientes.

                       

Dieta no 1° mês

Mulher tomando sopaA dieta pós cirúrgia no primeiro mês será apenas de líquidos, não é para reduzir o peso, mas ajudar o processo de cicatrização. É feita através de sucos de frutas diluídos e coados, água de coco, leite de vaca desnatado ou batido, misturado com iogurte, chás claros, bebidas isotônicas e no fim do primeiro mês, caldo ralos de carne magra, de frango sem pele, de peixes e legumes. O alimento líquido é importante nesta fase, por isso recomenda-se tomar pelo menos dois litros por dia, fracionados de 50 em 50 ml, em intervalos de 20 minutos. Depois do 1° mês a ingestão de alimentos sólidos pode ser liberada para o retorno da alimentação normal. A pessoa já tem em conta que as quantidades serão reduzidas e que deve comer devagar e mastigar bem os alimentos.

Em todos os procedimentos de cirurgia bariátrica a reeducação alimentar, deverá ter o acompanhamento de um nutricionista.

Assuntos Relacionados

Nenhum voto, seja o primeiro



Adeni
08/03/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Adorei a sua clareza!!!!

    Diva Maria Costa Abreu
    26/03/13 às 21:03
  2. estou me preparado para cirurgia bariatrica

    maria das graca amador
    18/03/12 às 22:32