Diferença entre poema e poesia

As diferenças entre os diversos gêneros literários como o poema e a poesia geram muitas dúvidas entre os estudantes e vestibulandos.

Menina lendo um livroMuitas pessoas acham que poesia e poema são sinônimos, entretanto, há uma grande diferença entre essas duas coisas que causam um nó na cabeça dos estudantes e vestibulandos.

Aprenda um pouco mais sobre as principais diferenças entre ao poema e a poesia e quais os principais escritores dos dois gêneros:

Poema

Carlos Drummond de AndradeNa Antiguidade os poemas eram cantados em peças musicais e após muito tempo foram separados da música, tornando-se algo específico com total ritmo e rima e em três gêneros literários que são o épico, o dramático e o lírico. O poema é uma obra literária caracterizada por um texto escrito em estrofes e versos de modo consensual. O poema tem carater concreto, portanto, deve ser visto como um todo.

Na maioria das vezes, esse tipo de linguagem relaciona-se com a beleza, arte e músicas. Pode ser declamado em saraus que permite a presença de poesias no texto.

Os escritores de poemas mais conhecidos são Mário Quintana, Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade, Chico Buarque, Casimiro de Abreu, Cecília Meireles, Clarice Lispector e outros.

Poesia

Na poesia a linguagem humana tem características estéticas, ou seja, a poesia é uma maneira de retratar coisas imaginárias que irão depender da imaginação do autor. A poesia possui aspectos metafísicos usados em um mundo fático e imaginário, sendo identificada como uma arte própria e inigualável em forma de linguagem não verbal que permite ao escritor extrapolar o uso da linguagem culta, recorrendo assim a recursos como a utilização de figuras de linguagem como, por exemplo, a hipérbole.

Para entendermos melhor: a poesia é uma forma de se escrever, enquanto o poema só existe quando escrito.

Se você gosta de poesias e poemas, acessem os sites Pensador UOL, Site de Poesias e Clube da Poesia e conheça os mais variados textos escritos por escritores famosos do mundo inteiro.




Thaís
21/11/11

Mais informações por email.

Comentar sobre Diferença entre poema e poesia

  1. gostei mto obrigada

    nilda
  2. Agradeço os esclarecimentos, porém agora fiquei com outra dúvida… Se a poesia só se concretiza dentro de um poema, ela pode ser tratada como um gênero textual, diferente do poema?

    Patrícia Samára Soares
  3. amei

    emylli natally
  4. gostei me ajudou muito

    daniella
  5. gostei me ajudou

    daniel
  6. goster valeu pela ajuda

    kawanne
  7. adoreei me ajudou bastante

    mayara

Assine o nosso canal e obtenha mais conteúdo

Tv tube