Diferentes calendários existentes no mundo

Ferramenta usada para a contagem dos dias, o calendário possui algumas variações, baseadas em astros como o sol e a lua.

Calendário e uma caneta

O calendário é uma das ferramentas que nunca saíram do lado do homem, depois de descobertas. Seu nome vem do latim calendae, que significa o primeiro dia do mês romano, dia no qual a população pagava as contas. Via de regra, os diferentes calendários se baseiam em alguma regra da astronomia, sendo criados através da observação dos fenômenos celestes. A estrutura dos calendários também tem semelhanças, por todos buscarem associar um dia inteiro a um período maior, como uma semana, meses ou anos.

                       

Dentre os modelos de calendários mais utilizados estão o solar, o lunar e o lunissolar. A seguir, analisamos o funcionamento de cada um deles:

Calendário Lunar

Calendário lunar

Neste calendário, originado dos povos nômades, o dia começa no pôr-do-sol. Durante o ano, são contadas 12 lunações, de 29 dias e 12 horas cada. Estas lunações, quando postas em sequência, originam meses de 29 e 30 dias, que se intercalam até formar um ano de 354 ou 355 dias. A diferença de 11 dias que existe entre este calendário e o solar, que tem 365 dias, é acertada periodicamente através da inclusão de um mês extra. O calendário precisa ser ajustado todos os anos, para que o início do ano corresponda sempre com uma lua nova.

Calendário Solar

Calendário

É o modelo que utilizamos como padrão em grande parte do ocidente. Surgido nas populações agrícolas, baseia-se no tempo gasto pelo planeta para fazer uma volta completa ao redor do Sol, no movimento chamado de translação. Cada volta da Terra em torno de si própria, que dura 24 horas, significa um dia, enquanto cada volta do planeta em torno do sol significa um ano, que por sua vez é dividido em 365 dias. Também há uma correção que acontece quando temos um ano bissexto, no qual um dia a mais é contado no ano, para se acertar com a translação da Terra.

Há também o calendário lunissolar que, como o nome já diz, é uma mistura entre os calendários lunar e solar. No modelo de calendário lunissolar, o ano lunar é adequado ao ano solar através da inserção periódica de um mês a mais.

Descubra como o calendário surgiu nesse vídeo do youtube:

Assuntos relacionados

1 voto



Amoedo
27/02/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. adorei esse trabalho de escola

    jessica
    25/03/13 às 20:10
  2. adoro ainda mais com trabalhos pr fazer

    jullie
    11/09/12 às 23:29