Disfunção hormonal como tratar

A disfunção hormonal é um problema que acomete tanto mulheres como homens e causa uma série de doenças que devem ser tratadas.

Médica medindo altura de garota

Os distúrbios hormonais são chamados também de Síndromes de deficiência poliglandular. Trata-se de um problema de origem genética, que faz com que glândulas endócrinas não produzam a quantidade de hormônio necessária para que o organismo funcione corretamente.
Os distúrbios hormonais vão aparecendo devagar e se iniciam após uma infecção, doença autoimune ou tumor. O problema também pode estar relacionado ao uso constante de medicamentos, que vai afetando as glândulas endócrinas, por isso, a importância de um diagnóstico rápido e tratamento adequado.

                       

Sintomas

calvícieOs sintomas são relacionados com qual hormônio não está sendo produzido corretamente e qual a sua função no organismo. Em geral, pacientes com problemas de distúrbios hormonais apresentam cálculos biliares, hepatite, dificuldade de absorção de nutrientes, calvície precoce, baixa estatura, candidíase, ganho ou perda de peso, depressão, suor excessivo, sensibilidade ao frio, perda da libido e irritabilidade.

Doenças causadas por distúrbio hormonal

As principais doenças recorrentes de um distúrbio na produção hormonal nas mulheres é o hipotireoidismo, Síndrome do ovário policístico, diabete mellitus e nos homens a disfunção hormonal causa a andropausa e a infertilidade.

Diagnóstico

estetoscópioAo notar qualquer “sinal do organismo” é fundamental procurar um médico. O diagnóstico de um distúrbio hormonal é necessário realizar uma série de exames específicos e tentar identificar o que levou a causa da disfunção hormonal para que assim possa seguir com um tratamento adequado.

Tratamento

O tratamento deve ser feito por um médico endocrinologista que estuda o funcionamento correto das glândulas endócrinas. De acordo com o problema diagnosticado o tratamento é feito a base de reposição hormonal, uso de medicamentos, mudança de hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos.

O sistema endócrino é muito importante, pois regula praticamente todas as funções do organismo, por isso, a importância de um tratamento e acompanhamento médico.

Nenhum voto, seja o primeiro



Thaís
22/11/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook