Diversidade cultural brasileira

Aqui, um pouco mais sobre a grande variedade de culturas que faz do brasileiro um povo festivo, alegre e tão diversificado.

Bonequinhos coloridosO Brasil, desde a época de sua colonização, vem agregando diversos tipos de pessoas e suas respectivas culturas, fazendo assim com que a diversidade cultural seja bastante extensa.
Os índios que habitavam o continente, os negros trazidos da África durante o regime de escravatura, os portugueses que vieram colonizar as terras do “Novo Mundo”, os espanhóis que queriam sua parcela do território conhecido como Brasil, os imigrantes italianos, alemães, holandeses, e japoneses, todos estes povos influenciaram, e muito, na cultura do nosso país, para que ela se tornasse o que é hoje.

Miscigenação

Miscigenação brasileiraNão é difícil ver os costumes que foram agregados à grande cultura chamada Brasil, não é? Os almoços em família dos italianos, o costume adquirido dos índios, que tomavam banhos diários e utilizavam diversas ervas para a cura dos males, a organização dos nipônicos, grandes festas populares provenientes da Alemanha, Portugal e Espanha, os ritmos religião trazidos pelos africanos, enfim, vários costumes de cada cantinho do mundo, que se encontram no Brasil.

                       

Isso sem falar da miscigenação, como as mulatas cariocas com seu samba-no-pé; as gurias com a beleza das alemãs provenientes dos sul; as italianinhas invocadas no sudeste do país; as belas “filhas desta terra”, mistura de povos indígenas e europeus; e várias outras misturas genéticas entre os povos, que faz do brasileiro o povo mais rico do mundo, quando se fala de cultura.

Cultura e religião

Símbolos religiososIntimamente ligada à religião, a cultura é influenciada por esta, com os mais diversos tipos de cultos e dogmas, como o catolicismo; as igrejas que surgiram com a reforma protestante e foram trazidas da Europa; os ritos trazidos pelos povos africanos; as religiões orientais praticadas pelos japoneses e seus descendentes, e toda a sorte de religiões que acabaram misturando seus costumes e suas práticas neste grande país chamado Brasil.

A música, esta sim é um grande caldeirão de misturas. O samba, o chorinho, as músicas típicas, as festividades, musica sertaneja de raiz, até mesmo o rock ‘n’ roll, que surgiu de ritmos africanos.
Desta forma, devemos ter orgulho de morar num país que é sinônimo de diversidade cultural.

1 voto



Amoedo
19/07/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    sabrina palmas - 08/07/2013

    achei otimo podemos aprender rapido e facil