DNA e RNA diferenças e semelhanças

Muitos não conseguem compreender qual a função do DNA e do RNA no corpo humano e se realmente existem diferenças e semelhanças entre eles.


 DNA e RNA.O DNA e o RNA são ácidos nucléicos divididos em moléculas que contém cadeias carbônicas e mais um grupo que forma o material genético de todo ser vivente, chamado de nucleotídeo. Entre eles existem os eucariontes, que se localizam no núcleo das células e os procariontes, que ficam espalhados no hialoplasma que é um enlace de substâncias de textura gelatinosa e que podem ser de dois tipos: DNA (ácido desoxirribonucleico) ou RNA (ácido ribonucleico).

Diferenças

DNA e RNA dividisoa Algumas das diferenças estão no peso da molécula, no seu tamanho, diferenças das bases de seu nitrogênio interior (púricas e pirimídicas), conformação linear ou circulas de seus filamentos. O açúcar que compões o DNA chama-se desoxirribose e do RNA é a ribose. Outra diferença é que o DNA possui filamento duplo e molécula longa, já o RNA possui somente um filamento e molécula curta.

         

Semelhanças

A composição dos dois é muito semelhante. Podemos ver por suas bases nitrogenadas que ambas possuem Piridiminas, Citosinas, Purinas, Adenina e Guanina. A única diferença em suas bases é que o DNA possui Timinas e o RNA contém Uracil. Seu grupo de Fosfato é o mesmo: H3PO4.

Funções

A função do DNA em nosso organismo é ter em seu núcleo as instruções necessárias para que seja possível transmitir geneticamente para outro ser informações a respeito da fonte primária da esta nova vida. Já a função do RNA varia de acordo com sua classe: RNA mensageiro, transportador, ribossômico e pequenos nucleares.

Vale a pena pesquisar mais sobre as funções do DNA e RNA no corpo humano em sites como Só Biologia, Portal Educação, Mundo Educação, entre outros e também em livros de biologia.

0 voto





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook

X
Curta a página