Documentos necessários para alistamento militar

Você que completa 18 anos de idade, saiba como fazer para realizar o alistamento militar obrigatório, quais documentos e prazos.


Homens do serviço militar em filaO certificado de alistamento militar ou CAM é um documento obrigatório para os jovens do sexo masculino no Brasil, que devem se alistar nas Forças Armadas, no ano em que completam 18 anos de idade, emitido pelo Ministério da Defesa. Todo brasileiro a partir dos 18 anos até 45 anos de idade será obrigatório a se apresentar em uma Junta Militar para ser realizado o alistamento, o período para esse processo é do dia primeiro de janeiro a 30 de Abril.

O certificado têm duas utilizações, identificar os passos que o jovem percorreu no serviço militar obrigatório inicial e convocar cidadãos entre 18 e 45 anos por força da lei, caso haja necessidade.

         

Documentos necessários

Certificado de alistamento militar.O jovem deve se apresentar ao alistamento militar, com esses documentos necessários: Certidão de nascimento ou casamento original, duas fotos 3×4 com fundo branco, (sem data e recente), comprovante de residência, certidão de naturalização ou termo de opção (somente para os brasileiros naturalizados ou por opção) e registro de emancipação (somente no caso dos índios).

Onde se alistar

Junta do serviço militarO dia da apresentação não quer dizer que você prestará o Serviço Militar, na maioria das vezes, muitos jovens são dispensados, porém os requisitos básicos são: querer servir e que a pessoa seja qualificada fisicamente e mentalmente para tal prestação de serviço, porém esta decisão cabe unicamente ao órgão em que você for encaminhado. O alistamento deve ser realizado na junta de serviço militar mais próxima, normalmente nas grandes cidades as juntas podem ser localizadas nas administrações regionais do município, já nas pequenas, ficam junto às prefeituras, caso esteja residindo no exterior deverá procurar o consulado ou embaixadas do Brasil.

Brasileiro naturalizado

Jovem mostrando o certificado de reservistaOs brasileiros naturalizados são obrigados a se alistar a partir da data em que receberem o certificado de naturalização ou o certificado de assinatura do termo de opção, o prazo é de trinta dias, a contar da data em que receberam o certificado.

Portadores de necessidades especiais

Os que possuírem deficiência física e for comprovada a incapacidade para o exercício, estarão dispensados do serviço milita, e receberão o certificado de isenção (CI). Os que apresentarem deficiência temporária receberão o certificado de dispensa de incorporação (CDI). Entretanto, em ambos os casos é obrigatório à realização do alistamento militar.

Se você perdeu o prazo, procure a junta militar mais próxima para o alistamento, mas, será cobrada uma multa de atraso por ano, que irá variar de acordo com o tempo de atraso. Agora que você já sabe quais documentos são necessários e quando deverá se apresentar para o alistamento militar, não perca tempo e aliste-se!

Veja mais assuntos sobre ducumentos necessários

0 voto





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook

X
Curta a página