Documentos necessários para tirar RG

O indivíduo que não possui o RG não é reconhecido como cidadão, por isso é um documento de extrema importância. Veja como tirá-lo.

rgO RG, Registro Geral, é um documento nacional de identidade civil do Brasil, foi criado pela necessidade de uma regularização eficiente visto que o número de habitantes aumenta a cada dia, uma forma de cada pessoa ser identificado e reconhecido cidadão. Emitido pelas Secretarias de Segurança Pública e válido em todo território nacional, cada pessoa tem um número que corresponde ao nome e local de nascimento e pode ser emitido em qualquer idade.

É utilizado como principal documento de identificação de um indivíduo, sendo obrigatória sua apresentação em casos como: abertura de contas, matrícula em Instituições como escolas, faculdades, casamento, para registrar um filho ou qualquer outra transação.

                       

Por isso, saiba quais documentos necessários para tirar o RG para que você seja identificado e reconhecido como cidadão.

Documentos necessários para tirar o RG Poupatempo

rg com simbolo poupa tempoO Poupatempo são postos criados pelo governo com o objetivo de agilizar a emissão de documentos. Para emitir o RG você deverá agendar um dia e horário nos próprios postos ou pela internet. Os documentos necessários para a emissão são: certidão de nascimento original e uma cópia, as duas devem estar legíveis e em bom estado de conservação, duas fotos 3x 4, recentes e iguais, com fundo branco. E a ficha de identificação civil mais conhecida como ficha para RG que no Poupatempo é fornecida e preenchida gratuitamente.

Já para os casados, a certidão de casamento substitui a de nascimento. As mulheres casadas ou viúvas deverão obrigatoriamente, apresentar a Certidão de Casamento. E as mulheres divorciadas ou separadas, deverão apresentar original e cópia da Certidão de Casamento com averbação, feita em cartório, da sua atual situação civil.

Documentos necessários para tirar o RG novo

RG e RICO RIC, Registro de Identidade Civil, será um cartão que substituirá a atual cédula de identidade, por isso conhecido popularmente como o novo RG, reunirá diversas informações, tanto as de costume como nome, data de nascimento, gênero, filiação, foto, naturalidade, impressão digital e assinatura, como também número do RG, CPF e título de eleitor. Além disso, o RIC contará com um Chip que irá armazenar diversas informações uteis do cidadão, como altura, peso, cor da pele, tipo sanguíneo, dados previdenciários, trabalhistas e criminais, que constarão no Instituto Nacional de Identificação.

No entanto a substituição será feita de maneira gradual ao longo dos anos pelo próprio Ministério da Justiça, que convocará aleatoriamente os cidadãos para a retirada do novo cartão RIC, que é feito com base nos cadastros informados por cada Estado ao Ministério da Justiça.

Então não é preciso preocupação, pois o RIC só será obrigatório quando todos os estados estiverem emitindo o mesmo, por enquanto o RG é válido como documento de identificação em todo território nacional e você que vai tirar sua primeira via o prazo para emissão do documento será de até um mês e gratuitamente.

Mais informações sobre RG

1 voto



Juliana
31/08/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook