Documentos necessários para tirar RG

O indivíduo que não possui o RG não é reconhecido como cidadão, por isso é um documento de extrema importância. Veja como tirá-lo.

rgO RG, Registro Geral, é um documento nacional de identidade civil do Brasil, foi criado pela necessidade de uma regularização eficiente visto que o número de habitantes aumenta a cada dia, uma forma de cada pessoa ser identificado e reconhecido cidadão. Emitido pelas Secretarias de Segurança Pública e válido em todo território nacional, cada pessoa tem um número que corresponde ao nome e local de nascimento e pode ser emitido em qualquer idade.

É utilizado como principal documento de identificação de um indivíduo, sendo obrigatória sua apresentação em casos como: abertura de contas, matrícula em Instituições como escolas, faculdades, casamento, para registrar um filho ou qualquer outra transação.

Por isso, saiba quais documentos necessários para tirar o RG para que você seja identificado e reconhecido como cidadão.

Documentos necessários para tirar o RG Poupatempo

rg com simbolo poupa tempoO Poupatempo são postos criados pelo governo com o objetivo de agilizar a emissão de documentos. Para emitir o RG você deverá agendar um dia e horário nos próprios postos ou pela internet. Os documentos necessários para a emissão são: certidão de nascimento original e uma cópia, as duas devem estar legíveis e em bom estado de conservação, duas fotos 3x 4, recentes e iguais, com fundo branco. E a ficha de identificação civil mais conhecida como ficha para RG que no Poupatempo é fornecida e preenchida gratuitamente.

Já para os casados, a certidão de casamento substitui a de nascimento. As mulheres casadas ou viúvas deverão obrigatoriamente, apresentar a Certidão de Casamento. E as mulheres divorciadas ou separadas, deverão apresentar original e cópia da Certidão de Casamento com averbação, feita em cartório, da sua atual situação civil.

Documentos necessários para tirar o RG novo

RG e RICO RIC, Registro de Identidade Civil, será um cartão que substituirá a atual cédula de identidade, por isso conhecido popularmente como o novo RG, reunirá diversas informações, tanto as de costume como nome, data de nascimento, gênero, filiação, foto, naturalidade, impressão digital e assinatura, como também número do RG, CPF e título de eleitor. Além disso, o RIC contará com um Chip que irá armazenar diversas informações uteis do cidadão, como altura, peso, cor da pele, tipo sanguíneo, dados previdenciários, trabalhistas e criminais, que constarão no Instituto Nacional de Identificação.

Mais sobre Documentos necessários para tirar RG

No entanto a substituição será feita de maneira gradual ao longo dos anos pelo próprio Ministério da Justiça, que convocará aleatoriamente os cidadãos para a retirada do novo cartão RIC, que é feito com base nos cadastros informados por cada Estado ao Ministério da Justiça.

Então não é preciso preocupação, pois o RIC só será obrigatório quando todos os estados estiverem emitindo o mesmo, por enquanto o RG é válido como documento de identificação em todo território nacional e você que vai tirar sua primeira via o prazo para emissão do documento será de até um mês e gratuitamente.

Mais informações sobre RG

Continue lendo

Tirar RG para bebê

Tirar RG para bebê




Juliana
31/08/12

Mais informações por email.

Comentar sobre Documentos necessários para tirar RG

  1. Meu documento molho como posso resgatar meu cpf novo…..

    Nilson gutemberg silva

Destaque

Polícia federal passaporte vencido

Polícia federal passaporte vencido