Doença de Chagas tem cura?

A doença de Chagas é um mal que precisa ser tratado o quanto antes, pois a chance de controle é muito maior antes da fase crônica.

Triatoma infestans A doença de Chagas , também conhecida como chaguismo, mal de Chagas ou tripanossomíase americana, é uma doença infecciosa causada pela ação do protozoário trypanosoma cruzi, sendo transmitida no Brasil pelos insetos conhecidos como barbeiros. Durante o curso da infecção, os sinais e sintomas da doença de Chagas começam a se manifestar e se desenvolver. Durante os primeiros anos é vivida a fase aguda da doença, com sintomas usualmente lentos, um pouco mais que um inchaço nos lugares da infecção. Conforme a doença progride, os sintomas vão se tornando sucessivamente mais graves e crônicos e o desenvolvimento da doença acontece até por volta de 50 anos.

Alguns dos sintomas mais sérios são a insuficiência cardíaca e algumas desordens do sistema digestivo. Quando não há tratamento, a doença de Chagas é fatal, e o tratamento atual para a doença ainda é motivo de contradição na área médica. Além dos tratamentos medicamentosos de atualmente serem considerados pouquíssimo satisfatórios, os efeitos colaterais dos mesmos são intensos e, por vezes, acabam atrapalhando ainda mais a vida do doente.

                       

Doença de Chagas tem tratamento?

Trypanosoma cruziQuando tratada na fase inicial (também conhecida por fase aguda) a possibilidade de a doença avançar para a próxima fase, é praticamente extinta ou, em alguns casos, diminuída drasticamente em mais de 80%. Já durante a fase crônica, a doença é incurável, pois os danos causados em órgãos como o coração e algumas partes do sistema nervoso central são irreversíveis. Usualmente é usado um tratamento paliativo, para combater os sintomas e amenizar os efeitos da doença.

Doença de Chagas tem vacina?

Carlos ChagasInfelizmente, ainda não há vacinas para a prevenção do mal. A melhor maneira de prevenir a doença de Chagas é, até hoje, o combate ao vetor (o inseto conhecido como barbeiro), que pode ser feito através de melhorias nas habitações rurais, com a finalidade de impedir que estas sirvam de abrigo ao inseto. Também é necessário que sejam melhoradas as condições de higiene, além de uma frequente limpeza das palhas e das roupas. Outra maneira de se evitar complicações da doença é se tornar um doador de sangue, pois os postos de coleta fazem gratuitamente o exame para identificar Chagas nas amostras coletadas, enviando uma carta nominal com os resultados.

Em países latinos americanos, a doença de Chagas afeta aproximadamente 10 milhões de pessoas, com uma quantidade adicional de cerca de 400 mil indivíduos em países classificados como não endêmicos, como os Estados Unidos e a Espanha. Algo que poucos sabem é que a doença também afeta vários outros vertebrados, além dos seres humanos. Cães, tatus, gatos, gambás e alguns roedores também podem ser infectados pela doença de chagas.

Mais informações sobre doença de Chagas

1 voto


Amoedo
30/08/12



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. um inseto picou minha esposa, por isso vim pesquisar. caracteristicas do mesmo. longo e fino com uns dois cm, cor predominante preta, com manchas avermelhadas nas asas, e as pernas e barriga brancas. me ajude.

    paulo assuncao
    11/07/13 às 7:41