Doença do carrapato sintomas

Fique atento a saúde do seu cãozinho, desânimo e emagrecimento podem indicar doenças sérias, como a doença do carrapato.


Cães brincandoUm animalzinho de estimação é sempre o xodó da casa, eles são companheiros, brincalhões e adoram um carinho. A maioria das pessoas optam por cachorros e gatos justamente por serem animais inteligentes dóceis e de fácil trato. Assim como nós humanos necessitamos de cuidados, os animais também necessitam de atenção, alimentação e cuidados com a saúde para que vivam bem.

Neste artigo trataremos de uma doença muito conhecida e que causa apreensão entre os donos de animais, a Erliquiose, popularmente conhecida como doença do carrapato. Mais comum durante o verão, à doença é causada por bactérias trazidas por carrapatos, é bastante severa, com fortes sintomas, podendo causar a morte do animal, por isso quanto mais cedo for diagnosticada, maiores as chances de recuperação.

         

Doença do carrapato sintomas cachorros

Cachorro com bolsa térmica na cabeçaA doença do carrapato apresenta sintomas muito parecidos com a Cinomose, por isso, é importante uma avaliação para confirmação da doença. Seu principal transmissor é o carrapato marrom, bastante comum em ambientes urbanos. Os sintomas aparecem em três fases, aguda subclínica e crônica, mas o maior problema é que os donos só percebem a doença em estágio avançado. Febre, perda de peso, manchas avermelhadas, falta de apetite, tristeza, sangramento nasal, vômitos e dificuldades para respirar, são alguns dos principais sintomas da doença. Conforme o quadro evolui os sintomas se tornam mais evidentes, porém o quadro se agrava sendo difícil de ser revertido. O tratamento é composto à base de antibióticos, sendo que em alguns casos pode ser necessário a aplicação de soro e transfusão de sangue.

Doença do carrapato sintomas em humanos

Mulher com dor com termômetro na mãoConhecida entre os homens como febre maculosa, a doença do carrapato também pode se manifestar nos humanos. Isso acontece quando o indivíduo é picado pelo carrapato contaminado. Após a picada os sintomas levam de 7 a 10 dias para se manifestar e são comuns febre, enjoo, pele com vermelhidão, dor intensa no corpo, vômito e diarreia. Além destes desagradáveis sintomas a bactéria transmitida pelo carrapato pode causar alterações no sistema nervoso central, respiratório, gastrointestinal e renal, por isso a doença é considerada grave. O diagnóstico é feito através de um exame de sangue, já o tratamento é composto por uma medicação específica e pode ser revertida em no máximo 5 dias após a aparição dos primeiros sintomas.

É muito importante estar sempre atento à saúde do animal, pois o diagnóstico precoce é fundamental para a recuperação. A melhor forma de prevenção é evitando os carrapatos, mantendo seu cão e o ambiente limpos, contando com ajuda de produtos anticarrapaticidas e fazendo visitas periódicas ao veterinário.

Mais informações sobre doença do carrapato

0 voto






Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook

X
Curta a página