Doença do carrapato tem cura?

Proteger seu cão da doença do carrapato é a melhor opção, mas, se ele já estiver doente com um tratamento precoce é possível à cura.

Cão e Gato

Conhecida cientificamente como Erliquiose, a popular doença do carrapato que acomete os animais de estimação como cães, raramente gatos e até mesmo humanos, é uma doença infecciosa bastante severa que tem cura se diagnosticada e tratada precocemente. A doença é transmitida de um cão já contaminado pela bactéria do gênero Ehrlichia canis para um cão sadio através do carrapato marrom do gênero Rhipicephalus sanguineus.

         

O carrapato, que é o parasita da doença, infecta os glóbulos brancos do sangue do cão sadio através da picada, destruindo assim as células de defesa, o que causa um estado de fraqueza, falta de apetite e perda de peso, além de ficar susceptível a outras doenças sem cura.

A doença do carrapato é dividida em três fases, sendo que na primeira fase os sintomas são de difícil detecção, sendo diagnosticada somente na segunda fase ou terceira por meio da coleta de sangue. Por isso, o cuidado e a prevenção da doença do carrapato são essenciais para a cura, além de que o diagnóstico e o tratamento precoce são fundamentais para a recuperação e até mesmo a cura da doença. Por isso, se você tem um animal de estimação e quer protegê-lo, confira dicas sobre a doença do carrapato e sem tem cura.

Doença do carrapato como tratar

Cãozinho sendo examinado

O tratamento e a cura da doença normalmente acontecem após o aparecimento de sintomas como perda de apetite, inchaço nas patas e sangramentos, o que leva o dono a suspeitar de uma doença, mas o diagnóstico só acontece após a confirmação do exame de sangue, em que as células dos glóbulos brancos aparecem em menor quantidade. O tratamento para a cura da doença é feito a base de medicamentos antibióticos receitados por um médico veterinário, em casos mais extremos é indicado para a cura uma complementação com soro ou transfusão de sangue. O tratamento para a cura total da doença dura em média vinte e um dias quando diagnosticada na primeira fase e até oito semanas quando diagnosticada na terceira fase, porém nessa fase a cura é mais difícil.

Doença do carrapato é contagiosa?

Cachorro com carinha de dó

Muitas pessoas têm dúvidas se a doença do carrapato é contagiosa e a resposta é sim, mas o contágio só acontece se o carrapato contaminado ainda estiver presente no ambiente ou no cão já contaminado, o qual poderá picar outros animais de estimação e até mesmo nós humanos, levando a uma doença chamada de febre maculosa. Por isso, após a cura da doença é necessário à descontaminação do local, evitando assim o contágio.

Doença do carrapato tem cura?

Cachorro com a bola

A cura da doença do carrapato está diretamente relacionada com o diagnóstico e tratamento precoce, pois quanto maior o tempo de contaminação, maior será o tempo de destruição das células dos glóbulos brancos, responsáveis pelo sistema imunológico do animal que vai ficando cada vez mais debilitado, podendo não ter uma resposta positiva ao tratamento tardio, assim como para a cura, levando-o ao óbito. Por isso, atenção e cuidados com os animais são essenciais para a cura.

Doença do carrapato prevenção

Cachorro tomando banho

A melhor maneira para evitar esta doença tão temida de difícil diagnóstico e, portanto cura está na prevenção por meio da desinfecção periódica do ambiente onde o animal vive, usar produtos carrapaticidas como xampus e sabonetes, aparar a grama do jardim e mantê-la sempre curta, verificar constantemente a presença de carrapatos nos pelos do seu animal de estimação, em especial, nas orelhas, entre os dedos das patas, pescoço, nuca e olhos e, ficar sempre atento aos hotéis e pets para cães, se não há nenhum cão já infectado com a doença.

Esteja sempre atento ao comportamento do seu animal de estimação e previna-se, pois, na maioria dos casos, como é diagnosticada tardiamente a cura é quase que impossível, levando o animal ao óbito.

No canal do Portal Zun no Youtube, você pode conferir um vídeo sobre mais informações da doença do carrapato sintomas:

DOENÇA DO CARRAPATO SINTOMAS

Veja mais sobre doença do carrapato e outras doenças

0 voto



Thaís
13/11/12



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Gostaria de saber o seguinte, minha cachorrinha uma Lyasa pegou doença do carrapato, percebi a tempo foi diagnosticada e tratada com doses de antibióticos, mas passado seis meses percebi novamente o estágio e realmente ela apresentou plaquetas baixas. Pergunto, ela vai ter que tomar antibioticos o resto da vida, não tem alguma coisa eficaz e que deixe a imunidade dela normal sem voltar as fases da doença?

    Ligia Garcia Mariano
    11/03/13 às 21:05