Doença psoríase o que é?

A psoríase é uma inflamação crônica de caráter não contagioso que atinge 30% da população em geral. Conheça mais sobre essa doença.

PsoríaseCom surgimento antes dos 30 e após os 50 anos, a doença psoríase é um problema inflamatório de pele caracterizada como não contagiosa, porém, crônica que aparece por vários fatores e uma incidência de 30% dos casos.

Caracterizada por lesões avermelhadas com locais de descamação na pele, a doença psoríase aparece principalmente no couro cabeludo, joelhos e cotovelos e forma placas de tamanhos variados com escamas secas. Divididas em diferentes tipos, a doença psoríase pode ser classificada como psoríase vulgar, invertida, gutata, eritrodérmica, ungueal, artropática, postulosa e palmo-plantar, sendo diagnosticada por um profissional dermatologista.

De caráter crônico, a doença não possui cura, porém, há alguns fármacos que são usados para amenizar o quadro grave da doença. Conheça mais sobre os principais fatores causais, os sintomas e os possíveis tratamentos disponíveis no mercado.

Doença psoríase: causas

Causas psoríaseBastante comum na população, a doença surge em qualquer idade, porém é mais frequente nos indivíduos com idade entre 15 e 35 anos, de ambos os gêneros. De caráter genético, a doença psoríase apresenta-se controlada quando o paciente encontra-se com boa saúde psicológica e física, entretanto, alguns fatores externos podem agravar o quadro da doença e fazer surgir as crises da doença, entre eles, fatores psicológicos como depressão, ansiedade, stress e fatores ambientais como a exposição excessiva ao frio, o uso de determinados medicamentos e a ingestão de bebidas.

Sua transmissão ocorre de geração em geração, a partir do sistema imunológico baixo, fazendo com que o organismo confunda as células boas com substâncias perigosas, causando então o quadro alérgico, porém, a doença não é contagiosa.

Doença psoríase: sintomas

Em indivíduos saudáveis, as células da pele crescem e vão para a superfície da pele a cada mês, no caso da doença psoríase, as células vão para a superfície a cada duas semanas, acumulando assim células mortas na camada superficial da pele e apresentando o sintoma mais comum da doença, a descamação intensa e a vermelhidão na pele.

A mesma pode aparecer de maneira rápida ou gradualmente e entre os sintomas principais está a irritação da pele com placas e lesões avermelhadas e descamadas, manchas vermelhas nos cotovelos, tronco e joelhos e placas descamadas no couro cabeludo. Além disso, a doença pode apresentar dor nas articulações, lesões nos órgãos genitais, alterações na textura e cor das unhas e produção exagerada de sebo no couro cabeludo.

Doença psoríase: tratamento

Com quadros repetitivos, a psoríase pode aparecer e desaparecer várias vezes ao longo do ano e seu retorno se deve aos fatores externos citados anteriormente, afinal, a mesma está relacionada com o sistema imunológico e quando o mesmo encontra-se debilitado, certamente seu retorno estará por vir.

Mais sobre Doença psoríase o que é?

Por isso, o tratamento principal da psoríase é controlar seus sintomas principais e prevenir possíveis infecções já que a primeira camada de proteção da pele está debilitada e incapaz de proteger o organismo contra microrganismos patogênicos.

Em geral há três opções de tratamentos, o tratamento tópico realizado por meio de loções, cremes e xampus, no caso de psoríase localizada, medicamentos sistêmicos que podem ser injetados ou tomados viral oral que afetam o corpo inteiro e, por fim, a fototerapia realizada por meio de uma luz que ajuda e muito a tratar os sintomas da psoríase.

Entre os cuidados recomendados está o uso de produtos neutros com aveia para evitar a irritação da pele e ajudar a soltar as escamações, tomar banho de sol, pois ajuda a desaparecer com os sintomas mais rapidamente e evitar ao máximo, situações que atrapalhem o psicológico e cause o aparecimento das crises de psoríase.

Quer saber mais sobre a psoríase? Então, assista ao vídeo que segue abaixo.




Thaís
26/02/14

Mais informações por email.

Comentar sobre Doença psoríase o que é?