Doenças causadas por vírus e bactérias

Principais doenças causadas por vírus e bactérias que podem estar presentes em seu dia a dia, cuide-se e faça o tratamento.

Mulher em microscópio

Desde sempre o ser humano vive propenso a ser infectado por vírus ou bactérias. Os vírus são mais fáceis de serem adquiridos por estarem presentes no ar. As bactérias são sensíveis a antibióticos, no entanto com o uso frequente desses medicamentos, as bactérias estão se tornando resistentes e assim tem se tornado uma preocupação a saúde pública.

                       

As doenças causadas por esses dois tipos de micro-organismos podem ser prevenidas e tratadas. Inúmeras são essas doenças, vamos citar algumas das mais conhecidas para você saber diferenciar e se prevenir:

Doenças causadas por vírus

Por sobreviverem a partir da célula hospedeira, os vírus tornam-se resistentes, pois uma vez que se alojou dentro da célula, passam a obter aminoácidos e nucleotídeos, ribossomos e energia metabólica, passando a se multiplicar em número surpreendente. Até agora as mais eficientes soluções para as doenças virais são as vacinas preventivas.

Veremos agora as mais comuns doenças causadas por vírus:

Vírus da gripe

Resfriado comum e gripe

A coriza, tosse, espirro e obstrução nasal são sintomas comuns em ambas as doenças, embora sejam causadas por diferentes vírus. Tanto a gripe como o resfriado são transmitidos por gotículas eliminadas através da fala, espirro e mesmo pela respiração. É indicado que se faça repouso, mantenha uma boa alimentação e uma grande ingestão de água. É indicado a visita a um médico para que ele prescreva descongestionantes e antitérmicos já que na gripe pode haver a casos de febre.

Sarampo, caxumba, catapora e rubéola

Costuma atacar em maior número as crianças, por ainda não ter seu sistema imune completamente trabalhado. É transmitido por meio da saliva. O paciente deve ficar isolado, em completo repouso e recebendo uma alimentação adequada.

A rubéola em especial, é bastante perigosa se contraída por gestantes, pois o vírus responsável pela doença, pode trazer complicações ao desenvolvimento do embrião.

Herpes

O herpes é uma doença causada pelos vírus Herpes simplex 1 e 2, geralmente benigna, costuma afetar a mucosa da boca e também região genital. É transmitido pelo contato direto, saliva e através de relação íntima. Não tem cura e traz diversos incômodos, pois após a infecção o vírus se multiplica, causando as conhecidas bolinhas dolorosas. O líquido que fica dentro dessas bolinhas é bastante rico em vírus, por isso sua ruptura é uma grande forma de transmissão.

Não há vacina preventiva e nem tratamento para acabar com o problema, apenas medicamentos para diminuir os sintomas e incômodos causados pela doença e acelerar o processo anti-inflamatório e de cicatrização das vesículas.

Doenças causadas por bactérias

As bactérias são bem sensíveis e encontram dificuldades de se manterem no corpo da pessoa quando entram em contato com antibióticos, desde que sejam prescritos por um médico. As doenças bacterianas são transmitidas por diversos meios: pelo contato com objetos ou alimentos contaminados, por gotículas de saliva ou relação íntima.

Conheça as mais comuns doenças causadas por bactérias:

Bactérias

Meningite menincogócita

Essa doença é a infecção das meninges, que são as membranas que envolvem e protegem o sistema nervoso central. Os sintomas comuns são rigidez nos músculos da nuca, febre alta, náuseas e vômitos, assim que percebidos esses sintomas deve se procurar ajuda médica o quanto mais rápido, pois se for constatado de fato a doença o paciente deve ser hospitalizado imediatamente para que inicie o tratamento o quanto mais rápido por meio de antibióticos, já que a doença pode ser fatal se não for tratada a tempo.

É uma doença altamente contagiosa, que é transmitida por tosse, espirro e até por gotículas de saliva expelidas durante a fala. Por isso quando uma criança contrai a doença, os pais devem notificar a escola o quanto antes, para que as outras crianças e até professores possam ficar atentos a eventuais sintomas, assim é possível evitar uma epidemia da doença.

Disenterias bacterianas

As disenterias bacterianas são causadas por inúmeras bactérias, as mais comuns são a Salmonella, a Shigella e pelos bacilos patogênicos. Devido as más condições de moradia, sanitárias, esse tipo de disenteria é a principal causa de mortalidade entre as crianças e bebês. É transmitida pela ingestão de alimentos e água contaminados. Necessitando de atendimento médico rápido.

Tuberculose

Trata-se de uma bactéria causada pelo bacilo de Koch que ataca aos pulmões, os tratamentos podem ser feitos através dos antibióticos com receitas médicas. A vacinação é essencial na prevenção dessa doença.

Tétano

É adquirido através da bactéria Clostridium tetani e pode penetrar no organismo em locais com ferimentos, ou ainda pelo cordão umbilical quando é utilizado em um recém-nascido um instrumento sem ser esterilizado, para tratamento é usada a vacinação que é obrigatória.

Essas são algumas das inúmeras doenças causadas por vírus e bactérias. Esteja atento com sua saúde!

Confira no vídeo abaixo mais sobre a diferença entre bactéria e vírus.

Mais artigos sobre doenças

Nenhum voto, seja o primeiro



Andre
09/08/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. amei com isso eu fiz meu trabalho sobre doenças e virus a minha noda voi 20

    eloisa
    29/09/13 às 13:02
  2. Amei com isso eu fiz meu trabalho sobre deoenças viróticase bactérianas..
    Muito Bommm,

    Caroline
    10/07/13 às 11:23
  3. adorei e oq eu preciso ……

    lucia polliana
    08/04/13 às 9:11
  4. achei muito bom

    vinicius
    23/03/13 às 14:26
  5. achei tudo aqui que eu precisava

    Iuriklatt
    31/10/12 às 14:15
  6. eu achei muito bom por q fala sobre diversas coisas q eu ainda ñ sabia

    daniel conceição carlos
    29/10/12 às 11:21
  7. adorei com ele consegui fazer todo o meu trabalho muito bom 

    Nicole
    30/05/12 às 17:51