Doenças fígado sintomas

Conheça as doenças do fígado mais comuns, seus principais sintomas, causas e como é feito o diagnóstico pelo médico especialista.

Fígado localizado no corpo humanoO fígado é um órgão vital para o corpo humano, atua como glândula tanto exócrina quanto endócrina, pois libera secreções e também substâncias importantes nos vasos linfáticos, realiza diversas funções essenciais, pois converte a comida em energia armazenada, age como filtro na corrente sanguínea removendo substâncias tóxicas, processa de maneira correta os medicamentos no sistema digestivo, fazendo com que o organismo os utilize de forma adequada, fabrica a bile que é uma substância essencial para a digestão de gordura, sintetiza o colesterol, entre outras funções.

Por ser um órgão importante é preciso estar atento às doenças hepáticas, que vem crescendo de forma assustadora, chegando a ser considerada como um problema de saúde pública, principalmente as de caráter infeccioso como as hepatites virais. Segundo estudos, estima-se que cerca de 25% da população são portadoras de hepatite tipo C sem saber, o que agrava ainda mais a situação, pois a hepatite quando não tratada pode evoluir para um quadro de cirrose em 10 a 15 anos aproximadamente, já esse tempo diminui para 5 a 10 anos quando há a ingestão de bebida alcoólica.

                       

Causas comuns

Homem se pesandoAs causas mais comuns para as doenças no fígado são as hepatites virais, ingestão crônica e em excesso de álcool, esteatose e esteatohepatite que são doenças hepáticas gordurosas ocasionadas pela obesidade, síndrome metabólica, alterações nos lipídios ou colesterol e também por diabete associada, hepatite autoimune que é uma doença genética que causa cirrose e insuficiência aguda no fígado e doenças hepáticas ocasionadas por medicamentos fármacos ou químicos como solventes, tintas e tinner e metástases hepáticas. São comuns também as pedras na vesícula biliar e a colecistite aguda.

Sintomas

Pessoa com sintoma de hepatiteExistem alguns sintomas e sinais característicos das doenças hepáticas são eles, coloração amarelada anormal da pele e dos olhos, urina escura, fezes com coloração anormais, perda de apetite, náuseas, vômitos, inchaço abdominal, coceira generalizada e prolongada, fadiga, perda de resistência e perturbações no sono, ocorre também uma confusão mental decorrente da acumulação de substâncias tóxicas no corpo, que perturbam o cérebro, sendo uma consequência grave da doença no fígado.

Diagnóstico

Exame de tomografiaNa maioria dos casos o diagnóstico ocorre de forma rápida e precisa, através do histórico clínico do paciente e da realização de exames laboratoriais como os testes para avaliação de lesão hepatocelular, testes para avaliação do fluxo biliar e vias biliares, teste para avaliação da função do fígado, teste para avaliação do estágio de cirrose e para investigar a causa da doença hepática. Também exames de imagem como a ultrassonografia, tomografia computadorizada, endoscopia retrógrada e ressonância magnética, que avaliam o tamanho e contornos do fígado, apontando presença de nódulos e também exames físicos.

Todos os exames devem ser solicitados por um profissional em hepatologia, médico responsável pelo diagnóstico e tratamento das doenças do fígado e das vias biliares, por isso a qualquer um dos sintomas descritos é fundamental a consulta ao especialista para um diagnóstico mais preciso e início imediato de um tratamento adequado.

Nenhum voto, seja o primeiro



Josi
30/06/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    sidneia - 10/11/2013

    eu gostaria de obter mais informação a respeito de cisto no figado

    luciana - 27/05/2013

    Depois da dengue sinto muita dor abdominal, será que prejudicou meu figado?